Oito jogos sem vencer. Oito jogos sem fazer gol. Esse é o retrospecto mais recente de Vasco e de seu artilheiro Germán Cano. O time que começou o Brasileirão em alta e mostrando bom futebol está caindo na tabela de classificação. Com 18 pontos, está apenas dois acima da zona de rebaixamento.
A última vitória do Vasco aconteceu na décima rodada, em um emocionante 3 x 2 sobre o Botafogo, no Engenhão, no dia 13 de setembro. Os 37 dias de jejum tiveram derrotas no Brasileirão para Internacional (neste domingo, 18), Flamengo, Bahia, Atlético-MG e Coritiba e um empate contra o RB Bragantino. Nesse período, o Vasco também foi eliminado na Copa do Brasil, com um empate e uma derrota diante do Botafogo.
Outro time em sensível declínio é o Palmeiras. Se até duas semanas atrás, a equipe paulista era a única invicta no Brasileirão, agora já acumula quatro derrotas consecutivas. O Fortaleza de Rogério Ceni foi o mais novo algoz, mas antes disso a equipe já havia caído diante de Botafogo (fora) e São Paulo e Coritiba (casa). Nessas quatro partidas, marcou apenas dois gols.
Em comum, Vasco e Palmeiras estão para iniciar um novo trabalho no Brasileirão. O Vasco demitiu o técnico Ramon Menezes após a derrota para o Bahia e já acertou com Ricardo Sá Pinto. O português assistiu à partida contra o Inter e vai estrear nesta quarta-feira (21), contra o Corinthians, na Neo Química Arena. O Palmeiras sacou Vanderlei Luxemburgo do cargo após derrota do meio de semana contra o Coritiba.
Perder também tem sido uma constante para o Sport. Depois de uma ascensão meteórica com a chegada do técnico Jair Ventura, o time pernambucano já soma quatro derrotas seguidas. Seus algozes recentes foram Flamengo, Botafogo, Internacional e Red Bull Bragantino. (neste domingo, 18). Com isso, estacionou nos 20 pontos e caiu para a metade de baixo da tabela de classificação.