Dá para sonhar?

São Paulo anula Fla no Maracanã, rouba protagonismo na rodada e se junta a postulantes por título

Do UOL, em São Paulo Jorge Rodrigues/AGIF

São Paulo em outro patamar

O São Paulo está, oficialmente, em outro patamar. Após a vitória sobre o Flamengo, no Maracanã, por 4 a 1, o time de Fernando Diniz entrou de vez na briga pelo topo da tabela. A equipe terminou a 19ª rodada com 30 pontos e fora do G-4, mas tem três jogos a menos do que a maioria de seus concorrentes e agora só depende de si mesmo para chegar à liderança. Se antes do jogo a pauta era uma possível e aguardada chegada do Rubro-negro carioca ao topo, a discussão agora é se o Tricolor pode liderar.

A goleada tricolor no Maracanã foi a primeira vitória convincente sobre um rival direto e, ao mesmo tempo, lançou dúvidas sobre a estabilidade do atual campeão Flamengo, que só venceu dois dos últimos cinco jogos. Os cariocas estão empatados em pontos (35) com o Internacional, líder pelo saldo de gols. Mas o Atlético-MG pode assumir a ponta caso vença o Palmeiras hoje em São Paulo.

Com o resultado, o São Paulo ampliou para nove o número de partidas de invencibilidade no Brasileirão -quatro vitórias e cinco empates- e ganhou 10 dos últimos 12 pontos disputados. A última derrota do time tricolor aconteceu no dia 3 de setembro, no Mineirão, para o Atlético-MG.

Mesmo assim, o São Paulo não é o líder em aproveitamento de pontos. O time ganhou 62,5% dos pontos disputados contra 62,7% do Atlético-MG. Inter e Flamengo, que já fizeram todos os jogos do primeiro turno, têm 61,4%.

Além da movimentada partida no Rio, a rodada foi marcada pela atuação decisiva do VAR, que precisou agir para consertar omissões dos árbitros em campo. A seguir, o UOL Esporte mostra um resumo do que de melhor (e pior) aconteceu no fim de semana.

Passeio tricolor no Maracanã

Reprodução/ESPN

Mauro Cezar Pereira

Se o dever de casa de Diniz passa pela regularidade que o São Paulo não costuma apresentar, o de Dome é a retaguarda, que erra seguidas vezes e de diferentes maneiras. Foi assim contra o Internacional, quando reagiu e empatou, diante do Athletico, quando Hugo Souza salvou, e neste domingo, quando levou mais uma goleada. E essa foi histórica!

Ler mais
Reprodução

Julio Gomes

Quem não gosta do trabalho Diniz, costuma ironizar o treinador quando ele fala em "evolução". Eu pergunto: de um ano para cá, o São Paulo é um time melhor ou pior? Eu digo que hoje é um time menos sólido defensivamente do que era. Em compensação, é um time que sabe o que quer em campo, joga com coragem e qualidade.

Ler mais
Reprodução/Band

Milton Neves

O brasileiríssimo Fernando Diniz deu um banho tático para cima do badalado Domènec Torrent. Deu até pena do "Murtosa do Guardiola". O Flamengo até conseguiu abrir o placar no Maracanã, com lotérico gol de Pedro, oriundo de um "bicão" (será que o catalão anda treinando esses chutões?). Mas, depois disso, o São Paulo sobrou em campo.

Ler mais
Bruna Prado/Getty Images

Atlético-MG fica de olho na liderança

Duas partidas complementam, hoje (2), a última rodada do primeiro turno. A principal delas pode valer a volta do Atlético-MG à liderança do Brasileirão. Um triunfo sobre o Palmeiras, às 17h, colocará os mineiros com o mesmo número de pontos de Internacional e Flamengo, porém com maior número de vitórias, que é o primeiro critério de desempate. A busca pela liderança só foi possível graças às derrotas de colorados e rubro-negros. O time de Jorge Sampaoli tenta acabar com a má fase, pois não vence há três rodadas e somou apenas cinco pontos dos últimos 15 disputados.

Já o Palmeiras está embalado por três vitórias seguidas em três diferentes torneios. Contra Tigre (Libertadores), Atlético-GO (Brasileiro) e RB Bragantino (Copa do Brasil), a equipe alviverde marcou 11 gols e sofreu apenas um. Mesmo que vença, é certo que o time não passará da sétima colocação.

Na outra partida de hoje, às 20h, o Grêmio enfrenta o RB Bragantino e tenta se manter embalado. A equipe de Renato Gaúcho não perde há três rodadas e ganhou sete dos últimos nove pontos. O time do interior paulista, por sua vez, está na parte de baixo da tabela e depende de um empate para sair da zona de rebaixamento.

Foram bem

  • Thiago Volpi

    Indiscutivelmente a goleada do São Paulo sobre o Flamengo se deve ao goleiro. Além de defender duas cobranças de pênalti, o primeiro deles aconteceu quando a partida estava empatada por 1 a 1.

    Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF
  • Davó

    O jovem corintiano mostrou sua estrela ao ser chamado de última hora para o time titular do Corinthians. Foi dele o gol da vitória por 1 a 0 sobre o líder Internacional justamente em um momento crítico par ao Alvinegro.

    Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
  • Thiago Neves

    Não foi o primeiro gol do meio-campista com a camisa do Sport. Mas foi de grande importância para garantir a vitória sobre o Athletico-PR, encerrando uma sequência de cinco partidas sem triunfar.

    Imagem: Rafael Vieira/AGIF
  • Hudson

    O Fluminense não tinha jogadores da importância de Nenê e Fred para encarar o Fortaleza. Mas contou com a liderança de Hudson no meio-campo. Os cariocas venceram por 1 a 0 e se mantiveram no G-4.

    Imagem: Divulgação/Site oficial do Fluminense

Foram mal

  • Bruno Henrique

    O atacante do Flamengo teve a oportunidade de colocar seu time em vantagem diante do São Paulo. A partida estava empatada por 1 a 1, mas Bruno Henrique perdeu uma cobrança de pênalti e viu o adversário aplicar uma goleada.

    Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo
  • Thiago Galhardo

    Artilheiro do Brasileirão com 15 gols, o atacante do Inter não brilhou contra o Corinthians. Pouco acionado, não conseguiu evitar a derrota do líder por 1 a 0 na NeoQuímica Arena.

    Imagem: Fernando Alves/AGIF
  • Victor Luís

    O lateral do Botafogo poderia ter definido a vitória de seu time sobre o Ceará em uma cobrança de pênalti. Mas isolou o chute que poderia ter sido o terceiro gol alvinegro. No fim, empate por 2 a 2 no Engenhão.

    Imagem: Reprodução site oficial Botafogo
  • Defesa do Bahia

    O Tricolor levou três gols do Santos no primeiro tempo, sobrando até para uma falha do goleiro Douglas. Com isso, sobrou pouco tempo para reagir, e o Bahia fica mais uma rodada beirando a zona de rebaixamento.

    Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Pedro: o gol da rodada

Centroavante abre o placar, mas Flamengo é goleado pelo São Paulo

O Cara da Rodada: Thiago Volpi

Jorge Rodrigues/AGIF Jorge Rodrigues/AGIF

Foi um desempenho dos sonhos para um goleiro. Thiago Volpi, do São Paulo, não começou a tarde de ontem com motivos para comemorar ao levar um gol de Pedro logo no quinto minuto do jogo contra o Flamengo. Mas depois disso ele só brilhou. Defendeu duas cobranças de pênalti e fez o lançamento para o quarto gol tricolor, marcado por Luciano. "Não é todo dia que damos dois pênaltis e uma assistência. É a primeira vez que faço duas defesas de pênalti em 90 minutos. Conseguir completar com aquela assistência, foi uma tarde mágica para qualquer goleiro. Completando tudo isso com uma grande vitória no Maracanã", afirmou.

Ler mais
Divulgação

VAR corrige omissões de juízes em campo

O VAR foi decisivo na 19ª rodada para corrigir omissões dos juízes em duas partidas. Na goleada do São Paulo sobre o Flamengo por 4 a 1, dois pênaltis foram marcados após consulta de Caio Max Augusto Vieira ao vídeo -um para cada lado. Se Bruno Henrique cobrou para a defesa de Thiago Volpi, Reinaldo aproveitou sua vez para anotar o terceiro gol tricolor. No sábado (31), a partida entre Botafogo e Ceará também teve dois pênaltis decididos pelo VAR -ambos para os cariocas. No primeiro, Honda abriu o placar com categoria. Mas, no segundo, o meio-campista japonês deu a Victor Luís a tarefa da cobrança. O lateral isolou e perdeu a chance de fazer a equipe abrir vantagem.

Frases da Rodada

A vitória é gigantesca para o nosso momento. O Corinthians busca recuperação na temporada, nada melhor que vencer o líder [Internacional]. Não deixamos o Inter finalizar nenhuma bola no gol, Cássio não fez uma defesa sequer. Eu falava há 72 horas que não chutamos no gol do América-MG, e 72 horas depois não permitimos que o líder chutasse no nosso gol.

Vagner Mancini, técnico do Corinthians

Dei a bola para ele bater, mas ele pediu para eu bater. Temos de ser homem para reconhecer nossos erros, o time se desdobrou e se entregou demais. Tive a vitória nos meus pés, assumo esse empate. Estou correndo o máximo que posso, mas é mais digno assumir para mim esse empate. Temos de aparecer nos momentos bons e ruins, nada mais digno do que assumir esse empate

Victor Luís, lateral do Botafogo

É uma derrota dolorosa para o time, poderíamos ir para a liderança. Temos um jogo em dias, temos que nos concentrar nisso. É uma pena, foi um jogo atípico, perdemos por detalhes. Erramos o pênalti e tomamos o segundo gol aos 45 minutos. Ainda erramos outro pênalti. É uma pena. É muito doloroso, mas aconteceu.

Domènec Torrent, técnico do Flamengo

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Outro garoto dá as caras no Timão

O técnico Vagner Mancini surpreendeu ao escalar como titular contra o líder Internacional o atacante Matheus Davó, de 21 anos, que não atuava pelo Corinthians desde julho. Mas foi ele mesmo quem decidiu na vitória por 1 a 0 em casa ao completar um cruzamento de Cazares. Davó, contratado junto ao Guarani, estava encostado no elenco e ganhou uma chance após o argentino Mauro Boselli relatar um mal-estar e ficar de fora.

Na jogada do gol, chamou atenção (e rendeu memes) o drible que Cazares aplicou sobre o zagueiro colorado Victor Cuesta antes de cruzar para a área. "Buscava outro jogador que tivesse uma mobilidade boa, que ocupasse os espaços com velocidade. Tive a chance de explicar bem ao Davó aquilo que seria necessário que ele fizesse. E ele fez muito bem feito", explicou o técnico Vagner Mancini.

Davó é outra jovem aposta de Mancini em seu início de trabalho no Corinthians. O treinador já havia dado a titularidade a Gustavo Mantuan, que marcou um dos gols da vitória sobre o Vasco por 2 a 1. O jogador, porém, sofreu uma grave lesão no joelho e pode ficar até oito meses afastado do futebol.

Palavra dos colunistas

UOL

Perrone

O Corinthians perdeu a vergonha de fazer o simples para salvar sua pele. Deu de ombros pra a exigência atual de sair sempre tocando a bola desde sua área e passou a cobrar tiros de meta como nos anos 1990, quebrando a bola. Com conceitos simples, quase medievais, sem se preocupar se alguém vai achar tosco, o Corinthians venceu o Internacional por 1 a 0.

Ler mais
Uol

Juca Kfouri

O Tricolor carioca termina o turno no G4, com 32 pontos 56% de aproveitamento, campanha bastante boa se comparada com a expectativa que o cercava antes do início do campeonato. Equilibrado e competitivo sob o comando de Odair Hellmann, é capaz de boa mescla entre veteranos e jovens.

Ler mais
reprodução/TV UOL

Menon

Quando um time, como é o caso do Botafogo, que tem problemas financeiros, de elenco e que luta para não cair, não pode perder pontos resultados de erros imbecis. Foi o que ocorreu contra o Ceará. Um time de várzea entra em campo com algumas funções definidas. O Botafogo, não.

Ler mais
Bruna Prado/Getty Images

G-4 tem surpresa ao fim do primeiro turno

Com a vitória de 1 a 0 sobre o Fortaleza no Castelão, o Fluminense chegou ao oitavo jogo sem perder (cinco vitórias e três empates) e conseguiu fechar o simbólico primeiro turno do Brasileiro na quarta posição - que se faça a ressalva: o São Paulo, que vem logo atrás, tem três jogos a menos.

Mesmo assim, é um desempenho surprendente para quem começou o campeonato sem expectativa de brigar pelo título. O principal objetivo passou a ser conquistar uma vaga à Libertadores. E o time de Odair Hellmann tem uma vantagem em relação a seus principais concorrentes: eliminado da Copa do Brasil e da Sul-America, poderá se dedicar unicamente ao Brasileiro.

#BrasileirãoFacts

  • #Ex-FazendaNoApito

    A atuação do árbitro Diego Pombo chamou bastante atenção no jogo do Engenhão. Ele protagonizou cenas de gritaria e acolaradas discussões com os atletas de Botafogo e Ceará e foi salvo pelo VAR em dois pênaltis. Foi a quinta partida de Pombo da Série A. Ele é conhecido por ter participado da edição de 2012 do reality show da Record ?A Fazenda?, quando atuou ao lado de Viviane Araújo, Gretchen e Nicolle Bahls.

    Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
    Leia mais
  • #IrritaçãoDeCeni

    O técnico Rogério Ceni ficou muito irritado com a derrota em casa do Fortaleza para o Fluminense. O treinador protestou contra a arbitragem de Marielson Alves Silva, que deu cartão vermelho para Roger Carvalho. ?O cara veio e estragou o jogo. Como pode dar vermelho para um lance desses?" E ainda reclamou do volante Felipe ao cobrar uma falta na barreira. ?Ah, vai toma no c...?, disparou em cena flagrada pela transmissão da TV.

    Imagem: Reprodução/Instagram
    Leia mais
  • #RevoltaDeTorcedores

    A torcida do Botafogo perdeu a paciência e, em um protesto no sábado, invadiu a sede de General Severiano, erguendo faixas e entoando cânticos contra atletas e cartolas. Na manifestação, cartazes pediam ajuda ao influencer, youtuber e torcedor Felipe Neto na capitalização do projeto de S/A. Sem técnico desde a demissão de Bruno Lazaroni, o clube cogitou escalar o dirigente Carlos Augusto Montenegro para comandar o time contra o Ceará, mas a ideia foi abortada por causa de um regulamento da CBF que proíbe a presença de cartolas no banco de reservas.

    Imagem: Reprodução
    Leia mais
Topo