São Paulo em outro patamar
O São Paulo está, oficialmente, em outro patamar. Após a vitória sobre o Flamengo, no Maracanã, por 4 a 1, o time de Fernando Diniz entrou de vez na briga pelo topo da tabela. A equipe terminou a 19ª rodada com 30 pontos e fora do G-4, mas tem três jogos a menos do que a maioria de seus concorrentes e agora só depende de si mesmo para chegar à liderança. Se antes do jogo a pauta era uma possível e aguardada chegada do Rubro-negro carioca ao topo, a discussão agora é se o Tricolor pode liderar.
A goleada tricolor no Maracanã foi a primeira vitória convincente sobre um rival direto e, ao mesmo tempo, lançou dúvidas sobre a estabilidade do atual campeão Flamengo, que só venceu dois dos últimos cinco jogos. Os cariocas estão empatados em pontos (35) com o Internacional, líder pelo saldo de gols. Mas o Atlético-MG pode assumir a ponta caso vença o Palmeiras hoje em São Paulo.
Com o resultado, o São Paulo ampliou para nove o número de partidas de invencibilidade no Brasileirão -quatro vitórias e cinco empates- e ganhou 10 dos últimos 12 pontos disputados. A última derrota do time tricolor aconteceu no dia 3 de setembro, no Mineirão, para o Atlético-MG.
Mesmo assim, o São Paulo não é o líder em aproveitamento de pontos. O time ganhou 62,5% dos pontos disputados contra 62,7% do Atlético-MG. Inter e Flamengo, que já fizeram todos os jogos do primeiro turno, têm 61,4%.
Além da movimentada partida no Rio, a rodada foi marcada pela atuação decisiva do VAR, que precisou agir para consertar omissões dos árbitros em campo. A seguir, o UOL Esporte mostra um resumo do que de melhor (e pior) aconteceu no fim de semana.