Brasileirão ou "Gringão"?

Disputa entre técnicos brasileiros e estrangeiros marcará 2º turno, dizem colunistas do UOL

Do UOL, em São Paulo Bruno Cantini/Atlético-MG

Qual será a grande narrativa para se acompanhar no segundo turno do Campeonato Brasileiro? Aquela história pra gente ficar de olho aberto e acompanhar rodada a rodada até o fim da competição nacional... Os colunistas do UOL Esporte elegeram as suas preferidas, e, segundo eles, um tema em especial chamará mais atenção: o duelo entre técnicos brasileiros e estrangeiros e uma possível 'comprovação' da superioridade dos gringos em caso de título de algum time que tenha no comando um treinador de fora do país. Será?

Hoje, os três primeiros colocados do Brasileirão —Inter, Atlético-MG e Flamengo— são dirigidos por estrangeiros. O São Paulo aparece em quarto, com o técnico nacional mais bem colocado, Fernando Diniz.

"Coudet, Sampaoli e Dome receberam a companhia de Abel Ferreira para disputar as primeiras posições do Brasileirão. Sá Pinto, no Vasco, e Ramón Díaz, no Botafogo, têm as tarefas mais difíceis e, se conseguirem êxito, ficará ainda mais claro que o mercado de técnicos brasileiros sofre com as opções", analisa o blogueiro Danilo Lavieri.

Marcel Rizzo foi outro a apontar essa história como a mais importante para se ficar de olho no segundo turno. "A chegada de Abel Ferreira ao Palmeiras aumentou a concorrência para os brasileiros. Dos cinco primeiros times no momento, três são estrangeiros. Diniz, no São Paulo, e Odair Hellmann, no Fluminense, fazem bom trabalho entre os técnicos brasileiros", disse.

Bruno Cantini/Atlético-MG
Rubens Chiri/São Paulo FC

Menon, por sua vez, aponta o atual Brasileirão como o campeonato 'mais disputado dos últimos tempos' e dá destaque à "luta de Fernando Diniz contra quatro treinadores estrangeiros (Domènec, Coudet, Abel e Sampaoli) pelo título".

Já Rodolfo Rodrigues coloca Atlético-MG, Internacional e Flamengo como grandes favoritos ao título, o que significaria o segundo título nacional seguido de um técnico gringo: "A tendência é que o título fique na mão de um dos três (Sampaoli, Coudet ou Torrent), que nesse primeiro turno mostraram que estão à frente dos brasileiros. Odair Hellmann, Ceni e Renato Gaúcho foram bem, mas não brilharam".

Rodrigo Coutinho completa: "Acho que essa é a história mais importante não só do segundo turno, mas do momento do futebol brasileiro. Não quer dizer que todos os técnicos estrangeiros são superiores aos brasileiros. Há técnicos bons e ruins aqui ou lá fora, mas (os estrangeiros) em sua grande maioria têm formação profissional mais elaborada, trabalham com conceitos e métodos de treinamento mais atuais, e conduzem a relação com jogadores e diretoria de forma mais profissional. O sucesso dentro de campo não é fruto do acaso. E o Brasil precisa formar melhor os seus treinadores, além de oferecer um ambiente mais profissional".

Jorge Rodrigues/AGIF

Dome sob pressão

Massacre do Galo deixa Fla com 2ª pior defesa do campeonato

Olhando apenas a tabela de classificação, com o Flamengo na terceira posição, fica difícil imaginar que Domènec Torrent corre risco de não terminar o ano no cargo. Mas, no duelo entre dois elencos caríssimos dirigidos por estrangeiros, os 4 a 0 sofridos para o Atlético-MG no domingo, em atuação avassaladora do Galo de Sampaoli, elevaram a pressão em cima do espanhol, que ainda sofre com as constantes comparações com Jorge Jesus, que deu cinco títulos em um ano para o Rubro-Negro.

Nos últimos três jogos pelo Brasileirão, contra três adversários diretos (Inter, São Paulo e Atlético), o Fla levou dez gols. A defesa rubro-negra, aliás, é a segunda pior do campeonato, com 29 gols sofridos, à frente apenas do lanterna Goiás, que tomou 33. A fraqueza na retaguarda foi reconhecida pelo próprio Dome após a goleada, que foi construída com o Galo explorando facilmente os grandes espaços nas costas da zaga adiantada.

"Um time quer ser campeão novamente, e nos mata-matas, não pode sofrer tantos gols. Estamos focados nisso. Ofensivamente, acho que jogamos muito bem, mas defensivamente fomos muito mal. São gols que o Flamengo não pode sofrer", avaliou o treinador.

Ler mais

A visão dos blogueiros sobre Atlético 4 x 0 Flamengo

  • Mauro Cezar Pereira

    Está provado que o treinador catalão não consegue montar seu time de maneira minimamente segura na defesa. O repertório de erros é interminável, agrado pela estratégia sem nexo, diante do Atlético pressionado.

    Leia mais
  • André Rocha

    Domènec trouxe Natan de volta, o que era esperado. Mas surpreendeu ao "ressuscitar" Gustavo Henrique, após atuação trágica contra o São Paulo. Ou seja, manteve a exposição de uma defesa com um zagueiro sem nenhuma confiança.

    Leia mais
  • Menon

    O Flamengo sofreu dez gols nos últimos três jogos. É a segunda pior defesa do Brasileiro. Muitos erros de Domènec. Infantil. Quem dá campo ao Galo no campo do Galo leva uma bicada fatal. Não dá para culpar a CBF.

    Leia mais

Foram bem

  • Savarino

    O venezuelano foi o grande destaque da goleada da rodada, os 4 a 0 do Atlético sobre o Flamengo. Com movimentação agressiva e passes precisos, deu três assistências certeiras para os companheiros marcarem.

    Imagem: Alessandra Torres/AGIF
  • Viña

    Novo jogo muito consistente do lateral do Palmeiras na vitória sobre o Vasco. O uruguaio foi sólido defensivamente e eficiente na frente, sempre com força no apoio e cruzamentos perigosos. Ele agora vai para a seleção.

    Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras
  • Brenner

    O jovem centroavante do São Paulo continua com a pontaria afiada e voltou a marcar em mais uma rodada, desta vez com uma cabeçada fulminante para fazer o primeiro na vitória de virada por 2 a 1 sobre o Goiás.

    Imagem: Staff Images / CONMEBOL
  • Renato Kayzer

    O Athletico-PR enfim venceu no Brasileirão, e Kayzer foi o nome do jogo: deu a assistência para Carlos Eduardo e marcou o gol da vitória sobre o Fortaleza nos acréscimos do segundo tempo. Após o apito final, se emocionou.

    Imagem: Divulgação/Site oficial do Athletico

Foram mal

  • Gustavo Henrique

    Escalado de forma surpreendente como titular por Dome, o zagueiro do Flamengo voltou a jogar mal na derrota por 4 a 0 para o Atlético-MG. Não conseguiu alcançar Sasha no primeiro gol e pareceu nervoso em vários lances.

    Imagem: Divulgação/Site oficial do Flamengo
  • Rony

    O atacante do Palmeiras não teve uma de suas melhores jornadas contra o Vasco. Sem espaço, produziu pouco; quando teve a chance de acelerar e ficar cara a cara com Fernando Miguel, finalizou mal e perdeu chance clara.

    Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
  • Matheus Davó

    Depois de fazer o gol da vitória contra o Inter, Davó foi titular do ataque do Corinthians, mas não levou perigo no empate por 1 a 1 com o Atlético-GO. Ainda perdeu "gol feito" ao tentar driblar o goleiro Jean.

    Imagem: Divulgação/Site oficial do Corinthians
  • Heitor

    O lateral direito do Inter até começou bem, com uma assistência para Yuri Alberto, mas foi expulso de forma boba e prejudicou o time. Com um a menos, o Colorado apenas empatou em casa com o Coritiba.

    Imagem: Divulgação/Site oficial do Internacional
Thiago Ribeiro/AGIF

Inter vive sombra de saída de Coudet

Após o tropeço em casa com o Coritiba, o líder Internacional tem outra preocupação: o interesse do Celta de Vigo no técnico Eduardo Coudet. O clube espanhol, que Coudet defendeu quando era jogador, estaria de olho no técnico argentino para substituir Óscar García, de acordo com relatos da imprensa espanhola.

Depois do jogo, Coudet desconversou sobre a possível saída e negou que tenha recebido qualquer contato oficial. "Vou focar no que foi o jogo e não no que se diz em nível pessoal. É um clube em que eu joguei, mas não posso falar nada mais sobre isso. O Celta tem um treinador", declarou.

Com o argentino no comando, o Inter está no topo da tabela após a 20ª rodada, um ponto à frente do Atlético-MG — que ainda tem um jogo a menos. Para a torcida colorada, resta esperar que "Chacho" esteja comprometido a permanecer e terminar um trabalho que vem dando frutos.

Ler mais

Como os técnicos do Brasileirão reagiram à 20a rodada

Frases da rodada

Primeiro tempo foi horrível, foi muito abaixo. Até os próprios jogadores no intervalo estavam se cobrando, porque não é normal fazer um primeiro tempo tão ruim como foi

Cuquinha, auxiliar do Santos

Realmente, o jogo não foi favorável em nenhum momento. Eles foram superiores. Creio que temos de melhorar bastante. Não é aceitável vestir essa camisa aqui e passar por isso

Gabigol, atacante do Flamengo

É isso aí que a torcida pode esperar de mim, muita vontade. Posso não ser o melhor atacante do Brasil, mas mais fome do que eu ninguém vai ter

Renato Kayzer, atacante do Athletico-PR

Kely Pereira/AGIF

O preço do calendário e da pandemia

Covid-19 e lesões causam várias baixas na rodada

A 20ª rodada teve muitos desfalques para os times do Brasileirão. O calendário apertado e a pandemia de coronavírus têm cobrado seu preço sobre os clubes, com contusões e contaminações privando os times de alguns de seus melhores jogadores.

O Flamengo viu Filipe Luís ser substituído com dores musculares, mesmo caso de Luiz Adriano no Palmeiras. Gabriel Sara, destaque do São Paulo, sofreu um trauma no quadril e virou dúvida para a sequência da competição.

Novos casos de covid-19 também apareceram e tiraram nomes importantes da rodada. Tchê Tchê, no São Paulo, Diego Cavalieri e Warley, no Botafogo, Yago Felipe, no Fluminense, e até o técnico Cuca, do Santos, foram alguns dos infectados que precisaram entrar em isolamento.

O gol da rodada

Keno, do Atlético-MG, contra o Flamengo

#BrasileirãoFacts

  • "Treta": Renato Gaúcho x Fred

    Uma discussão na beira do gramado chamou atenção no jogo entre Flu e Grêmio: o técnico Renato Gaúcho e o atacante Fred, que já havia sido substituído, bateram boca. Renato achou que o camisa 9 do Flu estava tentando "apitar" o jogo e ironizou: "Tá bom, você que é o craque, você que é o bom". Depois, botou panos quentes e disse que a amizade com Fred continua.

    Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF
  • Otero perde "dentes" e assusta torcida

    Cena inusitada em Atlético-GO x Corinthians: Otero se chocou com Ferrareis e perdeu três "dentes". Na verdade, eram lentes de contato dentais, mas isso não diminuiu o choque da torcida corintiana na internet. A cena mais inusitada foi o lateral Fábio Santos recolhendo as lentes no gramado.

    Imagem: Reprodução/SporTV
  • Não teve gol (no retorno de) Gabigol

    Depois de mais de um mês parado por lesão, o camisa 9 do Flamengo voltou aos gramados... mas não em um jogo muito favorável ao Rubro-Negro, que tomou 4 a 0 do Atlético-MG. Gabigol entrou na segunda etapa, quando o placar já apontava 3 a 0, e não conseguiu gerar lances de perigo.

    Imagem: Fernando Moreno/AGIF
  • Haja gol nos acréscimos!

    O Bahia venceu o Botafogo com um gol de pênalti de Rodriguinho no último lance. O Bragantino empatou com o Santos graças a um gol de Léo Ortiz aos 52 minutos do segundo tempo. E o Athletico-PR quebrou o jejum de vitórias ao balançar a rede do Fortaleza aos 53! Não faltou emoção até o fim na rodada...

    Imagem: Jhony Pinho/AGIF
  • Felipe Melo "chuta" fotógrafo... na zoeira

    Na comemoração do gol do Palmeiras na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, chamou atenção o fato de Felipe Melo ter empurrado com o pé um fotógrafo na beira do campo. Mas calma, foi só uma brincadeira com o profissional, que é funcionário do Palmeiras e amigo do volante. Felipe, aliás, saiu lesionado após torcer feio o tornozelo no segundo tempo.

    Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
Topo