Dois times que não apareciam em lista de favoritos até o fim do primeiro turno mostram que o Campeonato Brasileiro tem uma nova ordem. São Paulo e Grêmio possuem uma longa série invicta e têm feito atuações convincentes, assumindo o protagonismo neste momento da competição.
Sem dar chance a vacilos, o São Paulo esboça uma disparada na liderança do Campeonato Brasileiro. Com a terceira vitória consecutiva, ao bater o Sport por 1 a 0 neste domingo (6), o time tricolor abriu quatro pontos de vantagem sobre o Atlético-MG. E ainda tem uma partida a menos.
O Grêmio, que goleou o Vasco por 4 a 0, está reeditando seus melhores tempos sob o comando de Renato Gaúcho e está vivo em três competições. O Tricolor gaúcho está na semifinal da Copa do Brasil -e jogará contra o próprio São Paulo- e nas quartas de final da Libertadores.
Se considerarmos o fim do primeiro turno para efeito comparativo, a situação era bem diferente. Ainda que com partidas a menos que seus adversários, o São Paulo ocupava o quinto lugar. Estava longe de encantar seus torcedores e iniciava, com uma goleada sobre o Flamengo no Maracanã, a mostrar seu potencial.
O Grêmio já havia iniciado sua sequência invicta, mas ainda estava desgarrado da concorrência. O time de Renato Gaúcho ocupava a oitava colocação, após triunfar contra o RB Bragantino.
Os times que ocupavam as manchetes na época eram Internacional, Flamengo e Atlético-MG. Desde então, o Colorado caiu de rendimento e já ocupa o sexto lugar, a nove pontos do São Paulo. Cariocas e mineiros ainda estão no páreo pelo título, mas agora sem a mesma regularidade e bom desempenho.