Empolgado com o retorno do treinador campeão mundial pelo Inter no início de novembro, o jornalista e youtuber colorado Fabiano Baldasso gravou um vídeo para lá de empolgado. "Lá vem o Abelão, te catá, te catá, te catá...", cantava e dançava. A peça, claro, viralizou e virou motivo de piada entre os rivais em meio ao início irregular do técnico em seu novo trabalho no Beira-Rio. Quase três meses depois, no entanto, Abel chegou.
Catando a liderança do Brasileirão e ampliando a vantagem a cada rodada. Fazendo ainda do vídeo de Baldasso a trilha perfeita para uma equipe que quebrou o jejum diante do principal rival e aproveitou tropeços de outros concorrentes para abrir quatro pontos de vantagem para o segundo colocado a seis partidas do fim do campeonato.
O Flamengo, após duas vitórias seguidas e cercado de expectativa para, enfim, entrar de vez na briga pelo título, vacilou: vitória do Athletico-PR por 2 a 1. O São Paulo, que poderia dormir na liderança de sábado para domingo e pressionar o Inter, se enrolou: empate por 1 a 1 contra o Coritiba e jejum de vitórias mantida em 2021. O Atlético-MG perdeu para o Vasco e ficou mais longe da ponta.
Abelão não perdoou. Com gols aos 44 e 52 minutos do segundo tempo, venceu o Grêmio de virada e quebrou um jejum do Inter de 11 jogos sem superar o maior rival. Triunfo colorado e triunfo pessoal do treinador, que vinha sendo criticado nos últimos trabalhos no Brasil. Em 2019, no Flamengo, esteve sob forte pressão de torcida e imprensa, que o consideravam ultrapassado. Aos 69 anos, o veterano treinador tem a oportunidade de responder aos críticos conquistando seu segundo título brasileiro justamente em cima do clube no qual teve seu futuro profissional questionado.
Os resultados deixaram o Internacional na liderança do Brasileiro com 62 pontos, seguido pelo São Paulo, com 58. O Flamengo aparece na terceira colocação com 55 pontos e o Atlético-MG na quarta, com 54. Ambos têm um jogo a menos. Mais abaixo, Palmeiras e Grêmio, com 51, praticamente se despediram da disputa pelo troféu.