O Campeonato Carioca tinha tudo para continuar sendo o estadual mais charmoso do país. Mas tem virado notícia nos últimos anos, mesmo, por questões fora do futebol propriamente dito. As brigas com a federação, a guerra de liminares e as provocações em notas oficiais se somaram em 2020, resgatando momentos obscuros da competição no passado.
Dentro de campo, ao menos, a arbitragem, antes um reconhecido problema, deu uma trégua. Afinal, não foram poucas as polêmicas envolvendo árbitros e auxiliares — incluindo os famigerados "adicionais" — no Carioca desde 2011.
Nas últimas dez edições, poucos foram os anos em que o mais importante esteve dentro das quatro linhas. As decisões emocionantes, os golaços e as disputas das festas do torcedor no Maracanã minguaram pouco a pouco, dando lugar a casos peculiares. Lembra aquele Carioca do Fla-Flu da mordaça? E aquele em que o campeão que não ganhou nenhuma das Taças? E aquele da gandula-assistente? E aquele do trágico assassinato com espeto de churrasco?
Em meio à maior pandemia dos últimos 100 anos, o Campeonato Carioca chega ao fim em 2020 com a certeza de que será lembrado muito mais por suas polêmicas. Daqui a alguns anos, o Carioca-2020 vai ser aquele da primeira competição no Brasil a retomar as atividades enquanto casos e mortes de coronavírus se somam, aquele que mudou a ordem das transmissões pela TV e teve a final no SBT e não na Globo, aquele do recorde mundial no YouTube...