Carlo Ancelotti era técnico do Parma no final de 1996 quando o time despencou para o 14º lugar na tabela da Série A da Itália. Em um campeonato de 18 clubes, era a última posição antes da zona de rebaixamento. Naquela época, o Parma era turbinado pelo dinheiro da Parmalat e o elenco tinha Buffon, Cannavaro, Thuran, Crespo e Chiesa, todos jovens que viriam a se tornar estrelas do futebol italiano. Ser o primeiro fora da degola não era suficiente.
O treinador, então, chamou seu time para uma reunião. Quem participou conta que Ancelotti foi ofendido e teve seu trabalho, suas decisões e seu conhecimento sobre o futebol atacados. "Foi uma reunião muito pesada, em que foram ditas palavras ofensivas para ele, contra ele", conta Zé Maria, lateral direito revelado pela Portuguesa que tinha chegado ao clube naquela temporada.
A resposta do ex-volante que estava apenas em sua segunda experiência como treinador, surpreendeu o vestiário: "Vocês estão certos, eu preciso da ajuda de vocês para sair dessa situação", teria dito Ancelotti. Podem não ter sido exatamente essas palavras, mas o espírito do que disse naquele dia marcou o elenco. E ele levou o Parma ao vice-campeonato italiano naquela temporada, a melhor classificação da história do time.