Arte/UOL

A partir deste sábado (27), estarão abertas as portas da Casa UOL Esporte, evento que sediará painéis para debater diversos temas relacionados ao esporte, incluindo saúde mental, redes sociais e educação financeira.

As ativações acontecem entre 27/7 e 11/8, das 12h às 20h. Os jornalistas André Hernan, Luiza Oliveira, Marília Ruiz e Alicia Klein vão comandar os debates, que contarão com atletas, ex-atletas e especialistas para falar sobre o mundo que cerca o esporte profissional. Os papos acontecem sempre entre segunda e quinta-feira, às 18h.

A Casa UOL Esporte começará suas atividades às 15h deste sábado (27), na Octavio House, localizada na Av. Brig. Faria Lima, 2996 - São Paulo. O evento oferece serviço de comidas e drinks e fica aberto até as 20h. A entrada é gratuita.

Saúde mental e esportes olímpicos

Em "Saúde mental e esportes olímpicos", os painelistas conversarão sobre a importância do autocuidado, os desafios psicológicos trazidos pelo esporte profissional e a resistência de alguns atletas em buscar ajuda profissional. Além disso, o ex-nadador Xuxa e a ponteira Gabriela Candido falarão sobre sua experiência pessoal e sua relação com a saúde mental.

  • Fernando "Xuxa" Scherer

    Nadador olímpico, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atlanta e Sidney e multicampeão pan-americano. Aposentado da modalidade e após ter enfrentado uma depressão, Xuxa se tornou palestrante de esportes de alta performance com foco em saúde mental.

  • João Ricardo Cozac

    Psicólogo esportivo e gestor da Associação Paulista da Psicologia do Esporte e do Exercício Físico (APPEE), com passagens pelos times do Corinthians, Cruzeiro e Palmeiras. Compartilha conteúdos sobre saúde mental para seus mais de 20 mil seguidores no Instagram.

  • Marina Gusson

    Presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp), trabalhou na seleção brasileira de futebol feminino entre 2019 e 2023. Passou pelas federações de vôlei, polo aquático, atletismo e karatê. Tem mais de 15 trabalhos publicados sobre saúde mental e física.

  • Gabriela Candido

    Jogadora de vôlei, a ponteira já conquistou a Superliga, Copa Pan-Americana, Copa Brasil, Sul-Americano de Clubes. Em 2019, pediu dispensa da seleção por crises de pânico. Atualmente, ela joga no Sesi-Bauru.

    Imagem: Everton Amaro

Mais que inclusão no esporte

Atletas e campeões paralímpicos conversam sobre a importância do esporte na vida de pessoas com deficiência, o papel do governo no auxílio ao esporte paralímpico e as dificuldades enfrentadas para encontrar patrocínios. Além dos campeões Yohansson Nascimento e Clodoaldo Silva, o painel conta também com Luiza Fiorese, atleta do vôlei sentado que vai para as Paralimpíadas de Paris.

  • Clodoaldo Silva

    Vencedor de seis medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas (50m livre, 100m livre, 200m livre, 50m borboleta, 150m medley, revezamento 4x50m medley) tem um total de 14 medalhas paralímpicas, além de 13 medalhas de ouro conquistadas em Jogos Pan-Americanos.

    Imagem: Divulgação
  • Luiza Fiorese

    Campeã mundial de vôlei sentado e medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, iniciou a carreira profissional em 2019. Está entre as convocadas para os Jogos Paralímpicos de Paris.

    Imagem: Asics
  • Yohansson do Nascimento

    Vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), levou o ouro nos 200m nos Jogos Paralímpicos de Londres, acumulando ainda outras cinco medalhas conquistadas entre as Paralimpíadas de Pequim e do Rio. É campeão mundial de atletismo em provas de 200m e 100m.

    Imagem: Divulgação

Desmistificando o Ciclo Olímpico

O painel mergulhará no intervalo de quatro anos que transcorre entre os Jogos para dissecar a vida de atletas antes das Olimpíadas. Além disso, também será discutida a relação entre atletas, equipes e patrocinadores e como ela molda o cenário esportivo nacional.

  • Alessandra Teixeira

    Gerente de patrocínio e eventos da Petrobras, cargo que ocupa desde 2021. Supervisiona os patrocínios da estatal a eventos culturais, sociais e esportivos e a atletas olímpicos e paralímpicos.

  • André Heller

    Atleta profissional por 24 anos e Campeão Olímpico em Atenas 2004 pela Seleção Brasileira de Vôlei.

    Imagem: Divulgação
  • Rayssa Veras

    Atleta da seleção de paraesgrima, bicampeã brasileira de florete, tricampeã brasileira e campeã pan-americana da modalidade sabre. Iniciou na esgrima em 2016 como hobby e conquistou sua primeira medalha no campeonato Brasileiro de Paraesgrima após 3 meses de treino. Vai para os Jogos Paralímpicos de Paris.

Política pública de acesso ao esporte

Com a presença do ministro dos Esportes André Fufuca, os painelistas discutirão os deveres do Estado no incentivo ao esporte, a prática desportiva como uma ferramenta de inclusão social e o envolvimento de atletas e ex-atletas na hora de desenvolver políticas públicas relacionadas ao esporte. Os painelistas também falarão sobre a importância de programas sociais para a sociedade.

  • Iziane Castro Marques

    Secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho

    Imagem: Divulgação
  • Magic Paula

    Campeã mundial e pan-americana de basquete e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta. Considerada uma das melhores jogadoras de basquete da história e recordista de pontos e partidas oficiais pela seleção brasileira.

  • Verônica Hipólito

    Paratleta brasileira e medalhista olímpica. Campeã mundial dos 100m aos 17 anos e vencedora de três ouros e quatro pratas nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto. Fundadora do time Naurú, equipe de atletismo paralímpico e integrou a equipe de transição governamental entre 2022 e 2023.

Força Feminina

Com mediação da jornalista Marília Ruiz, o painel "Força Feminina" discutirá a representatividade do esporte feminino na mídia, assim como os desafios de ser uma atleta profissional numa sociedade machista. A corredora Thaissa Presti, a judoca Lívia Resende e a surfista Nicole Pacelli integram a bancada do painel.

  • Lívia Resende

    Atleta da equipe de equipe do alto rendimento de judô do Esporte Clube Pinheiros. Hoje com 16 anos, iniciou no esporte aos 10 por influência de familiares. É campeã brasileira na categoria sub-18 e venceu o Paulista no sub-18 e sub-21.

    Imagem: Divulgação
  • Nicole Pacelli

    Primeira campeã mundial de Stand Up Paddle da história ainda aos 22 anos, campeã do ISA Games e pentacampeã brasileira de Stand Up Paddle, ficou com o bronze nos Jogo Pan-Americanos de 2019, participando da primeira edição em que a modalidade fez parte da competição.

    Imagem: Divulgação
  • Thaissa Presti

    Bronze olímpico no revezamento 4x100m nos Jogos de Pequim. Filha do ex-jogador de futebol Zé Sérgio, começou a praticar esportes aos 3 anos, profissionalizando-se na adolescência. Integrou a equipe de revezamento do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2007.

    Imagem: Divulgação

Redes Sociais

O lutador do UFC Mauricio Ruffy e a maratonista e influencer Vitória Gomes se juntam a Eduardo Brandini, executivo do YouTube, para discutir a influência das redes sociais na inclusão ao esporte e como o surgimento de novas plataformas de streaming tem moldado o novo modelo de transmissões esportivas. O painel também discutirá a mudança causada no mercado com o surgimento de novas mídias.

  • Eduardo Brandini

    Head of TV & Film, Sports, News & Civics no YouTube Brasil e professor de jornalismo e rádio e TV na FAAP. Lidera as parcerias de transmissão e de canais do YouTube, que cada vez mais investe em transmissões esportivas em diversos formatos.

  • Vitória Gomes

    Triatleta e maratonista, correu a Maratona de Londres de 2024. Produtora de conteúdo, compartilha sua rotina de treinos e preparação com o público. Possui 440 mil seguidores no Instagram, mais de 23 mil no TikTok e trabalha como embaixadora da New Balance no Brasil.

  • Mauricio Ruffy

    Atleta profissional do MMA, com 10 vitórias por nocaute e apenas uma derrota no UFC. Tem mais de 110 mil seguidores no Instagram, onde compartilha sua rotina de treinos e seu dia a dia com os fãs. É uma das grandes promessas do UFC.

Dinheiro, patrocínio e Olimpíadas

Os ex-atletas Rodrigo Minotauro, Mariana Silva e Renzo Agresta se reúnem no painel "Dinheiro, patrocínio e Olimpíadas" para falar sobre a educação financeira de atletas e a importância do planejamento econômico para quem vive uma carreira relativamente curta. Os painelistas também discutirão os custos na vida de um atleta profissional e a dificuldade de encontrar patrocinadores dispostos a investir no esporte.

  • Mariana Silva

    Ex-atleta do judô, lutou em dois Jogos Pan-Americanos, vencendo a medalha de bronze em Toronto. Formada em administração esportiva pela Fundação Getúlio Vargas, hoje atua como assessora de investimentos da XP.

    Imagem: Divulgação
  • Renzo Agresta

    Ex-esgrimista, veterano de quatro Jogos Olímpicos e vencedor de quatro medalhas de bronze nos Jogos Pan-Americanos (sabre em 2007, 2011 e 2015; florete em 2011). Aposentado do esporte desde 2017, passou a atuar como assessor de investimentos.

    Imagem: Divulgação
  • Rodrigo Minotauro

    Multicampeão de MMA e embaixador do UFC no Brasil, aposentou-se do esporte em 2015. Empreendedor e dono da franquia de academias Team Nogueira, que conta com 38 academias no Brasil e no exterior. Ao lado do irmão, Minotauro também criou o projeto social Instituto Irmãos Nogueira.

    Imagem: Divulgação

A dieta de um atleta olímpico foi feita para você?

O painel "Nutrição: a dieta de um atleta foi feita para você? Mitos e verdades" contará com a presença de especialistas em medicina esportiva para discutirem a importância da nutrição na carreira de um atleta profissional, além de falarem sobre os efeitos que a dieta de um atleta de alto rendimento pode ter no corpo.

  • Erika Coimbra

    Medalhista olímpica de vôlei e hexacampeã da Superliga

  • Paulo Puccinelli

    Médico do esporte e fundador da clínica Meu Doc. Trabalhou com atletas nos Jogos Pan-Americanos Juvenis de 2017 e nas Olimpíadas do Rio, além de integrar a equipe do Time Brasil desde 2021. Tem passagens pelo Athletico-PR e pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

    Imagem: Divulgação
  • Thaís Barca

    Nutricionista esportiva do Clube Atlético Paulistano, formou-se em nutrição em 2012, especializando-se em nutrição esportiva no ano seguinte. É proprietária da CliNutri, que oferece diferentes serviços de saúde. Em suas redes sociais, ela compartilha dicas de nutrição.

    Imagem: Divulgação
Topo