Um clube tradicional, o mais antigo do Distrito Federal, logo após o título estadual, encarou o Inter na Copa do Brasil em fevereiro de 1997. Até tentou se reforçar com jogadores da região, mas levou um sonoro 7 a 0. Esta é a história breve da última aparição nacional do Clube de Regatas Guará. Por mais curioso que possa parecer, os gaúchos, impiedosos na vitória, se interessaram e contrataram um zagueiro da vazada defesa daquele rival: Lucimar, que logo em seguida viraria Lúcio.
Um dos lados do restante da história é bem conhecido. Lúcio foi Campeão da Copa São Paulo pelo Inter, subiu ao principal ainda jovem, virou capitão do time, brilhou muito até ser vendido ao Bayer Leverkusen, da Alemanha. Seguiu trajetória de sucesso na Europa, passando por Bayern de Munique, Inter de Milão, Juventus, entre outros.
Pela seleção, Lúcio também foi capitão, participou de três Copas do Mundo, conquistando o título em 2002. Jogou quatro Copas das Confederações, conquistando duas, disputou Jogos Olímpicos e Copa América. Pelos clubes, ganhou Liga dos Campeões, três vezes o Campeonato Alemão, Campeonato Italiano, Mundial de Clubes, entre outros títulos relevantes. Esteve na seleção da Fifa dos melhores jogadores do mundo.
Sobre o outro lado, entretanto, pouco se sabe. O Guará, clube que revelou Lúcio, viveu no anonimato. E é esta história que o UOL Esporte conta para você.