Desde os tempos de juniores, Hernanes sempre se mostrou um jogador muito versátil. Talvez até demais: as dúvidas sobre qual seria sobre sua posição atrasaram um pouco o início de sua carreira. Ambidestro, de preparo físico invejável, era escalado em várias posições. Ala direita? Esquerda? Volante? Meia? Ele foi tudo isso na base do São Paulo, a ponto de o clube demorar a entender como aproveitá-lo na transição ao profissional.
No fim, seu talento obviamente tratou de sanar essas questões. Mas não só os atributos técnicos impulsionaram o jogador em seu desenvolvimento. A cabeça aberta também foi decisiva —dentro e fora do campo— e o levou a, muito antes da aposentadoria, investir a remuneração de atleta numa diversificação de negócios. Nessa trilha, se apaixonou por outra arte, a gastronomia.
O "Profeta" também é um cozinheiro de mão cheia e produtor de vinhos. O interesse brotou na Itália, quando ainda defendia a Lazio, em Roma. Hoje, o ídolo são-paulino é dono de um restaurante, Luogo Divino, em Turim, onde também tem sua própria vinícola, na região de Piemonte. Mergulhou no assunto. Ao UOL Esporte, nos vídeos abaixo, ele dá dicas sobre harmonização de tipos de vinho com algumas das pizzas mais tradicionais do país. Depois, ainda passa a receita de seu risoto preferido.
Mas, calma, torcedor tricolor. Não quer dizer que Hernanes não tenha mais tempo ou ímpeto para jogar bola aos 34 anos. Pelo contrário, em entrevista exclusiva, o camisa 15 falou sobre seus empreendimentos extracampo, mas reafirma a gana por voltar a ser campeão pelo São Paulo. De preferência, da Libertadores, seu sonho.