Não há como negar: o corpo é a principal ferramenta dos atletas de todas as modalidades olímpicas. Músculos, pele e ossos são esculpidos para que os competidores consigam chegar à excelência do alto rendimento. O nadador ganha mais volume nas costas, o escalador desenvolve uma força absurda no antebraço, o skatista tem as canelas marcadas pelas pancadas.
O UOL convidou sete competidores de diversas modalidades para participar da série Corpo de Atleta e mostrar os reflexos físicos que as particularidades do esporte trazem a cada um. Essas transformações nem sempre eram aceitas em um primeiro momento, mas eles passaram a entender a importância para a vida deles.
O fotógrafo Marcelo Maragni, especialista em imagens de ação, foi o responsável por encarar o desafio de capturar essas características nos atletas. Durante semanas, ele visitou os competidores para mostrar qual o efeito da rotina de alimentação regrada, disciplina e treinos intensos.
"Foi um convite muito especial, não só fotografar esses atletas incríveis e olhar com mais atenção os detalhes físicos, mas também ouvir mais sobre suas vidas foi uma experiência enriquecedora. Me chamou a atenção como o corpo humano é capaz de se moldar conforme a forma que é usado", disse.