Quem vê o atual corintianismo do Craque Neto não imagina as alegrias que ele deu à torcida do Palmeiras. Em 1989, o ponta então com 23 anos tentava a sorte no Parque Antarctica vestindo a camisa alviverde. Sua passagem pelo time durou pouco, apenas seis meses de Campeonato Paulista, e não foi suficiente para tirar o Palmeiras da fila de títulos, que só seria interrompida em 1993.
Mas, com a camisa do Palmeiras, Neto já mostrava aspectos de sua personalidade e de seu jogo que mais tarde o transformariam em um dos principais atletas da história do Corinthians - e em um dos apresentadores mais conhecidos (e controversos) da crônica esportiva. Em um clássico em abril de 89, no Morumbi, ele fez um gol de cabeça, deu passe para outro, beijou a camisa do Palmeiras e saiu de campo provocando os corintianos.
"Era legal pra caramba fazer gol contra o Corinthians. Foi importante pra caramba, tanto é que faz mais de 30 anos e as pessoas ainda falam desse gol."
Neto, três décadas depois ao UOL Esporte
Brigado com o técnico Emerson Leão, deixou o clube pela porta dos fundos, mas entrou na história do rival no ano seguinte, ao conduzir a equipe corintiana ao título brasileiro de 1990.
A seguir, o relembramos a curta e curiosa passagem de Neto pelo Parque Antártica no final dos anos 80.