Desde então, a elite do basquete feminino do Brasil fala a mesma língua. Quando a pivô Erika reclamou, em entrevista ao Estadão, do tratamento diferenciado entre homens e mulheres dado pelas marcas esportivas, todas entraram na conversa e replicaram a crítica.
"A conquista de uma é a nossa conquista. Viu que saiu uma matéria da Ramona? Todo mundo ficou muito feliz. Viu que a Deborinha fechou? É nossa conquista", diz, citando uma foto de Isabela Ramona na capa do Estadão do último domingo, em reportagem sobre o êxodo do basquete feminino do Brasil. Seis atletas estão acertadas com times de primeira e segunda divisão na Europa e o número pode chegar a 11, voltando ao nível de 2017.
"Elas precisam viver isso que eu vivo, que a Erika vive, que a Clarissa vive", opina Damiris. Aos 38 anos, Erika deve continuar na Espanha, onde joga a também pivô Nádia Colhado. Aos 32, Clarissa trocou a França pelo Izmit, da Turquia. "Acho importante sair, ter bagagem. Depois, quando juntar todo mundo no Brasil, vai dar uma liga muito boa. E aí talvez uma liga maior, com mais dinheiro, mais visibilidade."
Sem jogar no Brasil desde 2017, depois de quatro temporadas no Americana/Corinthians, Damiris vai na outra metade da temporada à Coreia do Sul, onde joga há quatro anos. Ela sonha com o dia em que o basquete feminino volte a ter atenção do público brasileiro.
"O que a gente quer é que o basquete olhe para o basquete feminino. Eu até coloquei uma foto no grupo de Whatsapp que aqui na W todo dia tem basquete na TV. Todo dia o basquete feminino tá no canal aberto dos Estados Unidos. Falei que esse é o nosso sonho: de estar numa tarde e nossa família estar assistindo a gente na TV aberta."
Por enquanto esse sonho está distante. A LBF 2020 teria um jogo por rodada na Cultura, depois de ocupar a grade da Gazeta e da ESPN nos últimos anos. A temporada, porém, acabou cancelada após só um jogo ser realizado, por causa do coronavírus. Nova temporada agora só em março do ano que vem, se tudo der certo. Tirando esse jogo único da LBF 2020, a última partida de clubes no Brasil foi em dezembro de 2019. Talvez haja um Paulista para jogar em outubro. Talvez não.