Sua primeira "saída do armário" para a família foi aos 19 anos, como um homem homossexual. Aos 23, assumiu-se mulher trans e decidiu iniciar a transição de gênero. Trabalhava em uma loja, tinha juntado dinheiro, e pôde pagar pelas próteses de silicone no seio. "Eu sempre tive um rosto bem feminino, e os gays não queriam ficar comigo. Diziam que eu tinha cara de sapatona. Me transformei do dia para a noite. A partir daquele dia, passei a ser a Rafaela". Ao namorado de então, restou aceitar que, a partir daquele momento, ele tinha uma namorada, não um namorado.
Essa é uma questão complexa para muita gente que desconhece vivências diversas. Identidade de gênero, que é o gênero com o qual uma pessoa se identifica, não tem qualquer relação com orientação sexual, que diz respeito a por quem determinada pessoa sente atração. Ou seja, a relação sexual entre um homem cis e uma mulher trans é uma relação heterossexual, afinal, envolve um homem e uma mulher, mesmo que ela tenha um pênis. No caso do ex de Rafaela, ele era bissexual e se relacionava tanto com homens quanto com mulheres, mas o namoro não foi para frente.
Uma semana depois de terminar, Rafaela conheceu um novo "boy", com quem passou a se relacionar. O rapaz até contou sobre Rafaela à mãe, omitindo que a namorada era trans. Curiosa, a futura sogra viu o nome dela no celular do filho, procurou no Google, e encontrou uma reportagem sobre uma concorrente ao Miss Universo trans.
"A primeira vez que participei não tinha plástica, só silicone. Não era por pretensão, era por diversão. Eu sempre gostei desse mundo, mas como gay não tinha oportunidade. Logo na primeira vez, na Tailândia, fiquei em terceiro", lembra. Foram cinco anos participando de eventos do tipo, até ser coroada Miss Trans Star em 2016, vencendo concorrentes de cerca de 30 países.
"Nós transexuais temos muito a aprender com a sociedade, mas também temos muito a ensinar. Ninguém corre mais atrás dos sonhos. Passamos a vida toda em busca do simples prazer de se olhar no espelho e nos reconhecer como mulher", disse ela, no discurso ensaiado, conquistando os juízes.