Na próxima terça (8), a história do futebol vai curiosamente se repetir. Dois irmãos estão relacionados e poderão defender uma seleção em uma partida envolvendo Paraguai e Brasil: os 'hermanos' Oscar e Angel Romero. Os gêmeos estão no grupo de jogadores escolhidos pelo técnico Eduardo Berizzo para ir a campo no estádio Defensores del Chaco pelas eliminatórias da Copa de 2022.
Pois foi exatamente contra os paraguaios, no dia 12 de junho de 1956, também em Assunção, que pela segunda vez dois manos brasileiros defenderam a seleção em uma mesma partida: o ponta-direita Calazans e o quarto-zagueiro Zózimo.
"Sim, é um fato histórico", assegura o jornalista e escritor Celso Unzelte, um pesquisador incansável dos segredos do nosso futebol. "Irmãos na seleção tivemos muitos. Como o caso mais recente de Sócrates e Raí, mas juntos em um mesmo momento, em uma mesma partida, só os irmãos Calazans e os Da Guia."
Líder das eliminatórias sul-americanas com 15 pontos, o Brasil enfrenta o Paraguai às 21h30 de terça, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção — quando o clássico sul-americano poderá ter dois irmãos em campo de novo após 65 anos.