Durval Queiroz, o Duzão, é o brasileiro que está mais perto de jogar na NFL. Agora imaginem o quão improvável é sua jornada: o cuiabano teve sua formação como atleta principalmente como judoca, com vários títulos na adolescência.
E aí considerem que, na verdade, nem viver de esporte ele imaginava, seja no tatame, muito menos nos gramados da liga de futebol americano. De campo, mesmo, só fosse em fazendas do Mato Grosso, já que ele é engenheiro agrônomo formado. Hoje, tem contrato com o Miami Dolphins.
Todo mundo tem a parte fácil e difícil na vida. Tudo na vida é especial. Eu estou tendo uma missão diferente."
A NFL sempre pareceu um pouco distante para o fã brasileiro. Ainda sem planos reais de um jogo no país, quem curte o esporte se acostumou a acompanhar tudo de longe, pela televisão ou internet. Nos últimos anos, é verdade, essa distância tem diminuído um pouco com a presença, mesmo que ainda tímida, de atletas nascidos no país. O kicker Cairo Santos atuou por seis temporadas na liga. Foi o primeiro a disputar uma partida oficial, inclusive, em 2014, e acertou recentemente com o Chicago Bears.
Então cabem agora a Duzão as esperanças de ver mais um brasileiro em ação por lá. O jogador de 27 anos, 1,94m e 150kg está confiante na (duríssima) disputa por uma no elenco principal. Ajuda, para isso, a experiência viver esse competitivo ambiente há um ano, mesmo que não tenha feito sua estreia.
O UOL Esporte conta aqui como foi longo o caminho para que o cuiabano ser contratado por uma das 32 franquias da liga mais rentável dos Estados Unidos, saindo ao amadorismo praticado em terras brasileiras para o profissionalismo no mais alto nível.