Você conhece o Dr. Eugênio Machado Souto, bacharelado em Direito e registrado na Ordem dos Advogados do Brasil há mais de 30 anos? Não? E sabe quem é Geninho, um dos técnicos com mais rodagem no futebol brasileiro? Sim?
Estas duas descrições representam uma mesma pessoa. Figura carismática e dono de causos engraçados, Geninho deixou de lado a carreira de advogado há 35 anos para se dedicar ao futebol. São mais de cinco décadas no campo. O técnico treinou o Avaí no primeiro semestre deste ano [foi demitido em junho] e carrega o status de mais velho em atividade na elite brasileira, aos 71.
Em conversa com o UOL Esporte, o veterano revelou como inspirou Luiz Felipe Scolari a montar o esquema tático da seleção na conquista do pentacampeonato mundial em 2002, fato que já havia sido registrado no livro 'A Alma do Penta', do jornalista Ruy Carlos Ostermann.
Geninho também ofereceu bastidores do título brasileiro pelo Athletico Paranaense e do banho gelado com roupa e tudo logo depois da eliminação pelo Santos no Paulista de 2001 - sim, "naquele" gol do corintiano Ricardinho.
Ainda magoado pelo fato de ser apontado como vilão na queda do Corinthians na Libertadores de 2003, o treinador ainda explicou o folclórico "pega, pega, pega", contou como uma façanha no Sport lhe rendeu uma tatuagem e revelou que sente remorso por ter dito "não" duas vezes ao Flamengo.