Samuel Eto'o ostenta quatro edições da Copa do Mundo no currículo: 1998, 2002, 2010 e 2014. A do Qatar, que começa em menos de um ano, será a sua quinta, mas desta vez longe dos gramados: o ex-atacante camaronês trabalha como embaixador, um garoto-propaganda, do próximo Mundial.
Aos 40 anos, ele é um dos ícones do futebol escolhidos para divulgar mundo afora a primeira Copa em um país árabe, ao lado de nomes como Cafu e Xavi. Faz parte do trabalho participar de eventos e lançamentos, visitar periodicamente os estádios, repetir qual legado o torneio deixará ao país e dar entrevistas para influenciadores e veículos internacionais.
Um desses papos foi com o UOL Esporte, que viajou a Doha na última semana a convite do "Comitê Supremo para Entrega e Legado", órgão que organiza a Copa do Mundo de 2022. Autor de três gols em Copas, o camaronês disse torcer para que a próxima campeã seja uma seleção fora dos padrões habituais, embora aponte o Brasil como um dos quatro favoritos.
Eto'o também elogiou os atacantes Vinicius Jr e Neymar, apontado por ele como um dos três melhores jogadores do mundo. Veja abaixo os principais trechos da entrevista exclusiva de Samuel Eto'o ao UOL Esporte.