A Copa Libertadores entrou definitivamente na era do streaming. Como os fanáticos por séries já se acostumaram a abrir o computador para assistir às produções da Netflix, agora todo torcedor de futebol que quiser assistir aos jogos de seu time no torneio sul-americano terá de acessar o Facebook.
Isso mesmo, o Facebook. A gigante das redes sociais comprou os direitos de TV aberta da Libertadores e terá exclusividade em TODOS os jogos transmitidos às quintas-feiras. Terças e quartas seguem com FOX Sports e SporTV, no cabo, e Globo, na TV aberta.
A dinâmica é simples: o torcedor acessará o Facebook normalmente, abrirá a aba Facebook Watch e digitará "Libertadores". Basta clicar no jogo em questão e a transmissão começa, em parceria com a FOX Sports, que também terá a transmissão disponibilizada em sua página na rede social.
É o caminho já visto com o serviço (esse, sim, de streaming) Dazn para fazer concorrência às emissoras tradicionais. Mas a estratégia do Facebook tem uma diferença: não existe, segundo os dirigentes da empresa, a pretensão de se transformar em um canal de esporte.
"A gente não é um canal, nós somos uma plataforma", afirma Leo Cesar, responsável pela área de esportes do Facebook na América Latina, durante uma conversa de quase duas horas com o UOL Esporte.
A rede social aposta na parceria com o FOX Sports, um canal de esporte propriamente dito, para a nova jornada que terá início nesta quinta-feira (7) com o jogo entre Huracán (ARG) e Cruzeiro.