O automobilismo tem várias modalidades e categorias, mas, hoje em dia, só a Fórmula 1 que atinge, mesmo, o grande público no Brasil - com pitadas de Stock Car ou Fórmula Indy. Neste sábado (15), com uma corrida na Arábia Saudita, começa a temporada 2018/2019 da Fórmula E, a grande aposta em uma mudança nesse cenário.
Pode ser que você nem saiba o que é essa nova categoria. E tudo bem! É só a quinta temporada. Então, vamos à explicação das enciclopédias: "Fórmula E é uma categoria de automobilismo organizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) com carros movidos exclusivamente a energia elétrica." Prefere a explicação da própria modalidade? "Nós estamos aqui para reinventar a corrida com o esporte do século 21."
Como dá para ver, eles são audaciosos. Nesta temporada, entram em cena montadoras como BMW, HWA (afiliada da Mercedes) e Nissan. E ainda chegam pilotos como Stoffel Vandoorne (que correu a temporada 2018 da Fórmula 1 pela McLaren) e o brasileiro Felipe Massa. A prova de estreia será transmitida no Brasil pela Fox Sports, sábado, a partir de 9h30. Há novas regras, novos carros e mais velocidade e tecnologia.
Tudo parte de uma revolução elétrica baseada na defesa do meio ambiente, pensando no fim dos carros movidos a combustíveis fósseis. A indústria automobilística está mudando e a tecnologia das pistas vai acabar nas ruas, como acontecia nas origens da Fórmula 1. Não dá para ignorar o que está rolando.