O Campeonato Mineiro 2020 será disputado a partir de 26 de julho. A ideia da Federação Mineira era que os jogos fossem retomados em 19 de julho, mas a pedido do governo de Minas Gerais, a situação foi alterada — o estado soma 23.347 casos e 537 óbitos segundo boletim de ontem. As partidas ocorrerão em uma sede única. Belo Horizonte é o local predileto, mas requer o aval da prefeitura.
As delegações serão isoladas em hotéis e farão testes antes dos jogos para evitar a proliferação do novo coronavírus. A princípio, o exame sugerido é o PCR. Contudo, há a probabilidade de mudanças no protocolo após avaliação do governo de Minas Gerais. A proposta da FMF será lapidada pelo governo, mas já há aval para a volta do esporte no estado. América-MG, Atlético-MG, Boa Esporte, Cruzeiro e Tombense são os únicos dentre os 12 integrantes do torneio que voltaram aos treinos.
Baiano: pequenos não têm time para mandar a campo
Na Bahia, Bahia e Vitória já voltaram aos treinos, mas a grande maioria dos clubes do interior não têm time para colocar em campo, o que deixa a situação do Campeonato Baiano totalmente indefinida. Apesar disso, a ideia da Federação Bahiana ainda é terminar a competição em campo.
Caso isso aconteça, existe uma expectativa nos bastidores de que o campeonato retorne na segunda quinzena de julho. Hoje, o Estado da Bahia conta com quase 40 mil infectados e 1.222 mortes por coronavírus.
Ceará pode virar sede da Copa do Nordeste
Em tese, o Campeonato Cearense retorna no dia 20 de julho. O Estado passa por etapas para a liberação da economia e das atividades e os jogos de futebol estão incluídos apenas na quarta e última fase, que está programada para daqui um mês.
Caso o Ceará seja escolhido como sede da Copa do Nordeste, a Federação deve solicitar ao Governador que antecipe o futebol para a fase 3 (dia 6 de julho). Com isso, a competição regional seria disputada antes do Estadual. Vale ressaltar que o avanço nas fases só acontece se o Ceará apresentar uma melhora na pandemia. O Estado já registra mais de cinco mil mortes por coronavírus e 85 mil casos registrados.
Goiano não deve voltar; federação pensa em amistosos
Apesar do número relativamente baixo de mortes por coronavírus em Goiás (255), já é quase certo que o Goianão não vai voltar. Os times do interior desmontaram seus elencos e precisariam de dinheiro para remontá-los. A Federação e os clubes trabalham com uma possibilidade concreta de um quadrangular amistoso para o mês de julho entre Goiás, Atlético-GO, Vila Nova e Goiânia, mas ainda dependem de uma liberação da Prefeitura para que os jogos — sem torcida — sejam permitidos. Por enquanto, não se discute a inclusão de outros times nesse torneio, uma vez que suas cidades ainda não têm treinos autorizados. Quanto ao Estadual, ainda não foi discutido como ele ficaria no que diz respeito a campeão, rebaixados e vagas para outras competições.
Alta de casos no Paraná deixa futebol distante
O Campeonato Paranaense segue totalmente indefinido, até por conta do panorama atual em relação aos treinamentos dos clubes e à pandemia, que voltou a piorar. Segundo boletim do governo do estado, são 11.085 casos e 386 óbitos no Paraná. O número de casos confirmados, porém, bateu recorde nesta semana: foram 696 confirmações na segunda-feira — até maio, o estado só tinha registrado um dia com mais de 300 novos casos (27/5 com 318).
O Athletico Paranaense, que tem o CT do Caju localizado na capital, voltou a ser impedido de treinar por conta de um decreto da Prefeitura de Curitiba, que suspendeu diversas atividades, entre elas os treinos esportivos. Já Coritiba e Paraná, a princípio, continuam com os treinos, uma vez que seus CTs estão localizados em municípios da região metropolitana. Porém, há a possibilidade de um decreto do Governo nesta semana que impediria as atividades de todos os clubes do Estado.
Pernambucano: times voltaram a treinar
O Campeonato Pernambucano é mais um que continua sem data para voltar. Clubes e federação querem a retomada da competição, mas dependem da liberação do governo estadual, que está bem cauteloso por conta da situação da pandemia. São mais de quatro mil mortes por coronavírus registradas e algumas cidades ainda estão em situação alarmante, com aumento alto de casos por dia. Com Sport, Náutico e Santa Cruz voltando a treinar na última segunda-feira, o mais provável é que o Estadual só retorne a partir de julho.