Que jogador se dá bem com uma carreira que começou aos 22 anos de idade? O Dina conseguiu, mas você não o conhece assim. Atacante, foi campeão da Libertadores, do Mundial de Clubes e do Campeonato Alemão. Hoje, faz sucesso no SporTV. Dina, no caso, é mais conhecido como Grafite.
O início foi tardio, mas pensa em uma experiência acelerada... Matonense, Ferroviária de Araraquara, Santa Cruz, Grêmio, Anyang Cheetahs e Goiás. Parece o currículo da carreira inteira de um jogador, mas foram os primeiros quatro anos de Grafite como profissional.
Depois de pular de time em time, Grafite finalmente chegou para ficar no São Paulo em 2004 e estourar no futebol brasileiro. Depois da enxurrada de clubes veio a enxurrada de títulos. Em apenas um ano, conquistou Paulistão, Libertadores e Mundial e chegou à seleção brasileira. Foi para a Europa e convocado para a Copa de 2010.
Grafite parou de jogar no ano passado. E aí mais uma trajetória corrida. Descobriu que tem talento como comentarista e se tornou revelação do SporTV. Grafite mudou de nome de novo e agora é Graffa para os amigos da TV. Desacelerar só no tom de voz. Em conversa com o UOL, fala sobre a nova carreira, pizzas embaixo do braço e como é difícil criticar seus antigos companheiros boleiros.