Desde menina, quando ainda vivia na cidade de Toledo, no interior do Paraná, Janaina Xavier já sabia o que queria da vida: trabalhar na televisão. O sonho de criança e o amor ao esporte a levaram ao jornalismo. Em abril de 2021, ela completou 25 anos de carreira e está plena.
"Eu me sinto, de verdade, realizada. Todos os dias, quando eu saio de casa para trabalhar, não é um sacrifício, não é penoso, pelo contrário, é aquela coisa de você sair para se divertir, amo o que eu faço", disse a apresentadora do SporTV.
Janaina veio da calmaria do interior, mas a determinação para concretizar os sonhos sempre foi tão forte que as oportunidades vieram em ritmo de cidade grande. A repórter matou "um leão por dia", como ela mesma diz, para ser reconhecida como profissional competente em meio ao universo masculino do jornalismo esportivo. Na trajetória, foi reconhecida por ídolos, participou de coberturas marcantes e chegou à bancada do SporTV News.
Em longa conversa com o UOL Esporte, Janaina passeou pela sua trajetória e relembrou de coberturas doloridas, como o acidente com o voo da Chapecoense em 2016 e o incêndio no Ninho do Urubu em 2019. A jornalista ainda comentou radiante sobre a segunda gravidez aos 43 anos.