Imagine uma competição de pontos corridos entre 12 dos maiores times do Brasil. Nela, cada duelo seria decidido pelo retrospecto histórico entre os rivais ao longo dos anos. Qual equipe seria campeã? Quem pode ser considerado o melhor time em clássicos do futebol brasileiros?
Para encontrar o vencedor, o UOL Esporte fez uma ampla pesquisa em mais de 100 anos de história do futebol brasileiro, do início do século passado até os dias atuais. Foram computados apenas os resultados de partidas entre os quatro grandes de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), do Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) e os dois de Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional) e de Minas Gerais (Atlético-MG e Cruzeiro). O retrospecto de vitórias, empates e derrotas nesses duelos vira uma vitória, empate ou derrota nos confrontos dos reis dos clássicos. Assim, cada time teria 11 "partidas" ao final do levantamento.
O resultado final foi marcado por um empate triplo entre Internacional, Palmeiras e São Paulo. Na história, eles levam a melhor sobre oito adversários no retrospecto geral, com duas derrotas e um empate. O Palmeiras registrou o maior aproveitamento entre os 12 maiores times brasileiros, seguido por Corinthians, Inter e São Paulo.
Há um empate também na parte de baixo da tabela. Os times com piores desempenhos nos duelos são Botafogo e Fluminense. A equipe botafoguense é dona do pior aproveitamento nos clássicos do Brasil.
A pesquisa levou em consideração apenas os jogos oficiais. Os dados foram obtidos no site ogol.