A "Era Telê" ficou marcada no São Paulo como sinônimo de trabalho bem-feito e vitorioso. A primeira etapa de consolidação daquele grupo foi concluída há exatos 30 anos. O título da Libertadores de 1992 foi conquistado depois que Zetti defendeu o último pênalti cobrado por Gamboa, na decisão contra o Newell's Old Boys.
Para além da conquista da Libertadores, o elenco comandado por Telê Santana marcou época. Até hoje é comum ver treinadores e ex-jogadores citarem aquela equipe como exemplo de futebol bem jogado. Palavras assim já foram ditas recentemente por dois portugueses: Vítor Pereira, técnico do Corinthians, e Abel Ferreira, do Palmeiras.
Quem enfrentou aquela equipe na campanha vitoriosa também não tem dúvidas: era um time diferente dos demais. Dentre os 25 atletas inscritos na competição, 11 deles tiveram passagens pela seleção brasileira ao longo da carreira.
"Esse São Paulo de 1992 foi uma das melhores equipe que já enfrentei na minha carreira. Acho que todo mundo que você perguntar vai dizer a mesma coisa", diz Jorge Sere, goleiro do Nacional-URU nos duelos das oitavas de final.