Na tarde de 20 de junho de 2014, Suíça e França entraram em campo para a segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Brasil. Responsável por comandar a transmissão na TV Globo, ao lado de PC Oliveira e Juninho Pernambucano, Luis Roberto chegou cedo na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Inspirada pela terra de todos os santos, a seleção francesa goleou por 5 a 2. Foi impossível escolher um craque do jogo. O coletivo francês formado por nomes como Evra, Matuidi, Benzema, Giroud e Pogba impressionava. No segundo tempo, quando os franceses já venciam por 5 a 0, Luís Roberto soltou uma das frases mais marcantes de sua carreira: "Esses negros maravilhosos, que saem tabelando, tocando".
Viralizou.
Na era das redes sociais, a internet foi abaixo com todos os tipos de comentários. Oito anos (e quase duas Copas) depois, Luís Roberto repetiu o bordão quando a França marcou o segundo gol sobre o Marrocos na semifinal da Copa do Mundo de 2022. Marca registrada, o termo é usado por Luís Roberto com moderação para não ficar batido. A seguir, ele conta os bastidores daquele primeiro dia e dos que vieram na sequência.