Primeiro brasileiro a se classificar para as Olimpíadas na modalidade skate park, Luiz Francisco, o Luizinho, viveu fortes emoções ao entrar na pista em Tóquio. Revisitando mentalmente toda a batalha da família para viabilizar seu projeto no esporte, o jovem voltou do Japão com o 4º lugar, atrás de Pedro Barros, compatriota que conquistou a prata.
"Minha expectativa foi uma das melhores, eu já estava me preparando faz três anos para esse momento, mas hoje eu só tenho que agradecer por isso e aproveitar o máximo de tudo isso, e mostrar para as pessoas como o skate é bom, que tudo isso é demais", contou Luizinho, realizado, em entrevista ao UOL Esporte.
Como a pontuação em sua última volta que foi inferior ao patamar das anteriores, o brasileiro não conquistou medalha. "Minha última volta foi igual da eliminatória, acredito que ainda melhor porque coloquei mais uma manobra, o 540, o resultado foi uma pontuação menor, porém temos que respeitar e esperar Paris 2024."
O novo ciclo com a França como alvo não há de intimidar o garoto que já enfrentou desafios bem maiores na vida. Luizinho teve que lidar na infância com um tratamento hormonal delicado para poder crescer e com limitações financeiras para poder competir - contando com a garra de uma super mãe. Agora, com Paris na cabeça, inspira o irmão mais novo a repetir o sonho olímpico. Serão dois os meninos de Lorena (SP) nas pistas francesas?