Uma TV de tela plana
Rapaz, meu nome é Iran Santana Alves, sou do interior da Bahia. Moro em Quijingue e trabalho na roça com meu pai. Estudei até a oitava série. Estava na correria, parei a escola, mas vou voltar, se Deus quiser. E agora eu tô fazendo uns vídeos aí, né... Virei fazedor de vídeo, 'vídieiro'. Daquele jeito".
Iran é o "cara da luva de pedreiro", um jovem de 20 anos que virou a mais nova febre das redes sociais com uma receita simples. Um campinho de futebol de terra batida, cobranças de falta infalíveis e uma comemoração de gol diferenciada. Tudo com a palavra mágica de três sílabas ao final: "Receba!"
São mais de 10 milhões de seguidores no Instagram e quase 15 milhões no Tik Tok. A celebração chegou até em quem não fala português. Hoje, o campinho em Quijingue virou até ponto turístico.
"Fica coladinho na minha casa. Um minutinho 'de pé' você chega lá. Tá famoso, rapaz. As pessoas ficaram com curiosidade em conhecer onde gravo meus vídeos. Já vi que foi chamado até de palco do futebol mundial. Pesado".
Com simpatia e humildade, Iran narrou ao UOL um pouco da trajetória meteórica, falou sobre suas origens e contou que a primeira atitude que tomou ao receber os frutos dessa fama foi realizar o sonho da mainha: uma TV de tela plana.