O quarto em um apartamento no Rio de Janeiro, que já teve cama e espaço para o pequeno Hugo, agora guarda relíquias da carreira do jovem Calderano, o principal jogador de tênis de mesa do Brasil e considerado um dos melhores do mundo.
Ele deixou a casa dos pais para treinar na Europa e viver o sonho da modalidade das raquetes, e aquele espaço íntimo conta um pouco da trajetória dele. "A gente fica olhando, é uma nostalgia boa, gostosa, pois são memórias muito boas que estão aqui apresentadas", diz Elisa, mãe do atleta.
Ela e Marinho, pai de Calderano, receberam a reportagem do UOL para mostrar uma parte da coleção de conquistas do atleta que vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos e tentar acabar com a hegemonia chinesa no esporte. Em Paris, ele será cabeça de chave e tem condições de conquistar o primeiro pódio do país na modalidade, o que seria um feito enorme.
"Se ele estiver bem e conseguir desenvolver o jogo que ele está preparado para fazer, eu acho que tem muita chance de estar disputando as primeiras posições", diz Marinho, que vai torcer muito pelo sucesso do filho. "As Olimpíadas têm uma aura especial", completa Elisa.