O Getafe ficou a três minutos de quebrar as estruturas do Campeonato Espanhol na última temporada. Um gol sofrido aos 42 minutos do segundo tempo da última rodada impediu que uma das equipes de menor orçamento do torneio conseguisse se classificar para a Liga dos Campeões. O time empatou em 2 a 2 com o Villarreal e acabou dois pontos atrás do Valencia, que acabou com a vaga.
Mesmo com o sonho de disputar o torneio mais importante da Europa adiado, o Getafe tem feito boas campanhas recentemente. Nas últimas duas temporadas, brigou por vagas em competições europeias — no segundo semestre de 2019, por exemplo, está disputando a Liga Europa.
"Somos de uma cidade pequena, mas estamos próximos à capital. Nossa história não é grande, mas é muito forte. Conseguimos nos classificar para a Liga Europa em três temporadas consecutivas e chegamos a duas finais da Copa do Rei. Estamos muito felizes de ser o terceiro time da cidade. O importante para nós é continuar esse progresso", diz Alberto Heras, diretor de marketing do Getafe.
No balanço da temporada passada, divulgado pelo Campeonato Espanhol, o Getafe aparece com a terceira menor cota de televisão do torneio. Enquanto o líder Barcelona recebe 154 milhões de euros, o Getafe embolsa 44,5 milhões de euros. O Leganés, outro clube citado nesta matéria, recebe ainda menos: 43,3 milhões de euros, o valor mais baixo da competição.
"A cota de televisão é a parte mais importante do nosso orçamento. Ele representa, mais ou menos, 80% do nosso orçamento. É verdade que caiu muito a distância entre os clubes grandes e pequenos, mas ainda continua sendo enorme. Barcelona, Real e Atlético recebem mais que o dobro da gente. O Atlético de Madri tem mais ou menos 500 milhões de euros de orçamento anual. O Getafe tem 100 milhões", continua
A distância dos grandes para os pequenos em relação à cota de televisão atingiu o menor patamar na última temporada. O líder Barcelona recebe 3,5 vezes mais que o lanterna Leganés. O valor recebido por cada clube é determinado por três fatores: posição final na última temporada, média de público nas últimas cinco temporadas e audiência de TV gerada por cada equipe.