Quais times foram selecionados para dar continuidade à temporada?
São nove da Conferência Leste: Boston Celtics, Brooklyn Nets, Indiana Pacers, Miami Heat, Milwaukee Bucks, Philadelphia 76ers, Orlando Magic, Toronto Raptors e Washington Wizards. Pelo Oeste, 13: Dallas Mavericks, Denver Nuggets, Houston Rockets, Los Angeles Clippers, Los Angeles Lakers, Memphis Grizzlies, New Orleans Pelicans, Oklahoma City Thunder, Phoenix Suns, Portland Trail Blazers, Sacramento Kings, San Antonio Spurs e Utah Jazz.
A bolha exigirá quantos dias em quarentena?
As regras de quarentena serão padrão para todos que entrarem na área reservada pela NBA. Quem adentrar o espaço precisará ficar 48 horas isolado em seu quarto e terá que registrar "negativo" em dois exames para Covid-19. As condições podem ser mudadas dependendo das atividades do novo hóspede.
Caso algum jogador precise deixar a bolha, terá de ficar alguns dias em isolamento quando voltar, novamente dependendo de que lugares e quais pessoas ele visitou no ambiente externo. Além disso, terá que registrar dois exames negativos de Covid-19 antes de ser liberado para voltar aos treinos e jogos.
Os jogadores não poderão sair da bolha?
A recomendação da NBA é para que os atletas evitem deixar o espaço. No entanto, Liga e jogadores acordaram que a saída será liberada em caso de nascimento de um filho, morte de um familiar ou problema de saúde e outros tipos de emergências pessoais. O ala Gordon Hayward, do Boston Celtics, por exemplo, já anunciou à liga que deve deixar o resort nas próximas semanas por conta do nascimento de um filho. Caso tenham que sair, os atletas serão submetidos às regras de quarentena explicadas acima.
Como funcionarão os testes de Covid-19?
De acordo com o protocolo da NBA, todos que estiverem na bolha serão submetidos a testes de Covid-19 todas a cada noite. Os resultados serão divulgados nas manhãs seguintes.
Com base no protocolo, é possível dizer que os times que disputarão as finais poderão ser testados até 99 vezes durante o período em que estarão lá. As equipes começaram a chegar no dia 7 de julho, e o último jogo das finais está previsto para o dia 13 de outubro.
E se algum atleta tiver resultado positivo para Covid-19?
Um atleta diagnosticado com Covid-19 será imediatamente levado para o "alojamento de isolamento". Lá, passará por um novo teste para confirmar o resultado positivo e apenas poderá deixar o local quando consecutivos exames derem negativo.
As equipes estão liberadas para substituir um atleta diagnosticado por outro que não viajou para Orlando. O novo jogador precisará passar pelas regras de isolamento e o substituído não poderá voltar para a bolha.
Quantas pessoas cada equipe levou para a bolha?
O protocolo da NBA permitiu que cada equipe levasse 37 pessoas a campo, contando jogadores, técnicos, membros da comissão técnica, seguranças e outros tipos de funcionários.
O número aumentará nos playoffs, uma vez que os clubes eliminados deverão deixar o local. As equipes que se classificarem para o mata-mata poderão adicionar mais duas pessoas ao seu estafe. Caso cheguem às finais de conferência, mais outros dois membros poderão chegar.
Jogadores poderão receber familiares e convidados?
Nenhum convidado está permitido durante a temporada regular da NBA. No entanto, chegada de familiares e outras pessoas serão liberadas depois da primeira rodada dos playoffs. O atleta que quiser receber convidados ficará responsável por arcar com os custos da reserva de um quarto adicional. Além disso, os visitantes ficarão em isolamento por uma semana e passarão por dois testes de Covid-19 em um período de três dias antes de serem liberados para ficar na bolha.