Sem arrependimentos
No ano em que Neymar completa uma década como jogador profissional, Neymar da Silva Santos, o pai, recebeu pela primeira vez o UOL Esporte para falar sobre a carreira e sua relação com o filho. A poucos metros da mesa de sinuca na qual afirma (e mostra com vídeos) ser praticamente imbatível, Neymar pai falou sobre os pontos altos, os baixos, defendeu a gestão profissional e de imagem do craque e avisou que sua família não se arrepende das escolhas que fez.
De uma fatia de picanha em uma churrascaria a um saboroso pedaço de bolo no apartamento em área nobre de São Paulo, foram mais de seis horas de conversa com o pai e empresário do maior jogador brasileiro da atualidade. O entrevistado não poupou críticas à incessante cobertura da imprensa, com direito a compartilhar uma lista de reportagens condenáveis, segundo sua opinião -- cada frase dura vinha acompanhada de um semi-sorriso maroto. Neymar pai faz questão de deixar clara a insatisfação sobre os holofotes que acompanham todos os aspectos da vida de Neymar Jr., dentro e fora dos gramados.
O lado combativo foi desarmado na hora de contar detalhes sobre a relação com o filho, segurando com orgulho uma coletânea de fotos e documentos dos dez anos de carreira. Antes de se despedir, fez questão de mostrar um vídeo com recado do jogador ao pai. Não conteve o choro nessa hora.
Orgulhoso da trajetória da família, Neymar pai admite que, às vezes, comete erros, mas nega arrependimentos. "A gente não sabe se vai acertar ou se vai errar, mas a gente é uma família, a gente precisa escolher caminhos. Nem sempre esses caminhos que nós escolhemos são os certos. Eu sei disso, mas é o que a gente escolheu e a gente não pode se arrepender pelas nossas escolhas. A gente escolheu viver assim".