Se alguém te convidasse a abandonar sua casa para morar em um Corsa 2009 e sair pelo país conhecendo estádios de futebol, você toparia? Quando o comerciante Mateus Perondi, de 24 anos, fez a proposta, o aposentado Josimar Perondi, de 51, disse sim.
Pai e filho saíram de Itajaí, em Santa Catarina, no dia 10 de agosto, às 10h13 da manhã, rumo ao que mais tarde eles descreveriam como a aventura de suas vidas. Dois meses depois acordaram mais uma vez dentro do carro, dessa vez em Ponta Grossa, no Paraná. Os bancos tinham sido transformados em camas com a ajuda de cobertores e travesseiros, e toalhas eram usadas para bloquear a luz solar no interior do veículo. O café da manhã: um saco de pão de forma, um pote de doce de leite, um litro de achocolatado e um cacho de banana.
Essa foi a forma que os gremistas Mateus e Josimar encontraram de realizar um sonho antigo: viajar e conhecer estádios, mesmo com um orçamento apertado. Foram quase três meses de estrada, 5 estados percorridos e 73 estádios visitados. Em alguns, como no Bento de Freitas, do Brasil de Pelotas, foram recebidos como visitantes ilustres e fizeram um tour pelas dependências. Em outros, como no Allianz Parque, do Palmeiras, precisaram se contentar com uma vista da fachada porque acharam os ingressos para entrar caros demais (R$ 70).
A jornada foi interrompida pela recente disparada do preço dos combustíveis, o que inviabilizou momentaneamente a viagem. As aventuras da dupla que parou de pagar aluguel para viajar de carro estão sendo relatadas em um perfil no Instagram e um canal do Youtube, onde os "Nômades de Bancada" já conseguiram 8,6 mil inscritos e um total de 367 mil visualizações.
O UOL Esporte conversou com Mateus e Josimar por WhatsApp quando estavam em um posto de combustível, na cidade de Roseira (SP). As fotos foram feitas no estádio Couto Pereira e no Pinheirão, em Curitiba.