E se eu te contasse que Pelé, Rei do futebol, sagrado e histórico na memória dos brasileiros, não tem a palavra final em suas decisões?
É isso mesmo que você leu. Todos os assuntos que o envolvem, pelo menos comercialmente, são tratados pelo norte-americano Joe Fraga, CEO da Sports 10, empresa responsável pelos direitos de imagem do Rei desde 2009. A opinião de Pelé é sempre levada em consideração, mas a palavra final é de Fraga. Se não entram em consenso, o CEO pontua com uma visão aprofundada e indica o que acha melhor fazer.
"Desenvolvemos uma relação de trabalho fantástica. Sempre ouvirei, discutirei e respeitarei sua opinião e as recomendações sobre qualquer assunto que precisamos atender. Eu respeito e honro as decisões que tomamos, mesmo que eu tenha a palavra final", explica Fraga ao UOL Esporte.
O empresário é um veterano da indústria de marketing e comunicação dos EUA e já trabalhou até com o ex-presidente dos EUA Bill Clinton. Ele costuma correr de reunião em reunião e tem longos debates com Pelé sobre negociações contratuais e participação em eventos e ações.
"Trabalhando junto é muito raro não chegarmos a um acordo e a um plano certo que seja melhor para ele e para a oportunidade que decidirmos aproveitar. Tenho sorte de ter Pepito (José Fornos Rodrigues, agente brasileiro de Pelé), Márcia (Aoki, mulher do ex-jogador) e às vezes a família dele me ajudando nesse processo. Entendo o quanto é importante manter nosso relacionamento com nossos parceiros, a mídia e nossos seguidores".
A história de Fraga e de como o nome Pelé é negociado no mundo abre a semana em que o Rei do Futebol completa 80 anos. A festa está marcada para sexta-feira, dia 23 de outubro.