Em 21 de novembro de 1964, Pelé conseguiu uma de suas façanhas mais memoráveis: fez oito gols em uma única partida — feito inédito até então. Para comemorar o aniversário do Rei, que completa 80 anos nesta sexta-feira (23), o UOL Esporte relembra aquela partida. É um gol para cada década vivida.
Naquele sábado, o Santos aplicou uma histórica goleada de 11 a 0 no Botafogo de Ribeirão Preto, em um jogo do segundo turno do Campeonato Paulista. Foi a primeira e única vez que o Rei balançou oito vezes a rede adversária.
Como muitos dos feitos de Pelé, não há um registro em vídeo dos oito gols. E pouco se sabia sobre eles, já que na época nem mesmo o Santos tinha seus jogos filmados ou acompanhados com a intensidade de hoje pela imprensa.
Por isso, nem o próprio Pelé tinha outro registro que não sua memória para relembrar sua tarde de gala. Agora, porém, poderá rever os gols, pois um verdadeiro tesouro fotográfico (as fotos dos 11 gols) foi achado e integrará o livro "Exagero real". A publicação, sem data de lançamento, ainda está em fase de captação de recursos via abatimento do Imposto de Renda - pela Lei de Incentivo à Cultura. Para relembrar a histórica goleada e a tarde de gala do Rei, o UOL reproduz aqui algumas das histórias que estarão no livro.