Metade do caminho já foi. O Campeonato Brasileiro 2022 teve seu primeiro turno encerrado no último fim de semana. Foram 19 jogos para cada time, totalizando 190 partidas disputadas.
Que o Palmeiras lidera com 39 pontos — quatro na frente do Corinthians, segundo colocado com 35, você já deve saber. Mas um mergulho nos números do Brasileirão, com estatísticas do Whoscored e do FBref, mostra alguns detalhes saborosos.
Sabia que o Fluminense, o time que mais fica com a bola do torneio e que conta com o artilheiro Cano, o jogador que mais participou de gols (marcou 12 gols e deu uma assistência) do torneio, ainda não teve uma penalidade marcada a seu favor? E que o Corinthians é vice-líder do torneio apesar de ser o time que menos chuta a gol (são dez finalizações por partida, contra 18, por exemplo, do Palmeiras, o time que lidera essa estatística).
Os números também podem ser usados para entender um pouco a arbitragem. Entre os árbitros mais escalados, Anderson Daronco, por exemplo, é o juiz que mais faltas marcas em média por partida, com 30, enquanto Braulio Machado é o que mais entrou em campo: foram 17 jogos em 19 rodadas.
E ainda tem a maior média de gols do Brasileirão nos últimos dez anos (empatada com outras quatro edições, mas ainda assim, alta), uma análise de estilos de jogo e a resposta para curiosidades simples, como quem é o jogador mais indisciplinado do Brasileirão, ou complexas, como qual time ataca mais pelo lado direito?