Um adeus precoce!

Palmeiras perde para o Tigres e é eliminado na semifinal do Mundial de Clubes

Do UOL, em São Paulo Karim JAAFAR / AFP

Verdão decepciona em derrota para mexicanos no Qatar

O Palmeiras ficará por mais um ano sem o Mundial de Clubes da Fifa. Ao perder por 1 a 0 para o Tigres (MEX), o time alviverde cai na semifinal da edição de 2020, deixando um rastro de decepção. O campeão da Libertadores não teve criatividade, assustou pouco o gol mexicano e viu seu sonho acabar em um pênalti cometido por Luan aos 4 minutos do segundo tempo.

Gignac, o centroavante francês de 35 anos de idade que é o principal jogador do Tigres, foi o responsável por abrir o placar e dar números finais ao confronto. O Palmeiras ainda teve cerca de 50 minutos para buscar o empate, mas não conseguiu ir além de chances esporádicas. Luiz Adriano foi acionado em duas oportunidades, mas não foi feliz na conclusão.

Antes do gol mexicano, o Palmeiras teve domínio do confronto durante 15 minutos. Mas nesse período só obrigou o goleiro Guzmán a fazer uma defesa, em um chute de longa distância de Rony.

E foi Weverton quem deixou o campo como o grande nome do Palmeiras. Ele fez uma grande defesa logo aos 4 minutos de jogo, em um cabeceio de Carlos González, e voltou a trabalhar bem nos 15 minutos finais do primeiro tempo. Gignac, o artilheiro do Mundial com três gols, foi quem obrigou o goleiro brasileiro a salvar o Verdão em duas ocasiões.

Com o resultado, o Palmeiras é o terceiro time brasileiro a cair precocemente no Mundial de Clubes. O primeiro deles foi o Internacional, que, em 2010, levou 2 a 0 do Mazembe, do Congo. Três anos mais tarde, o Atlético-MG de Ronaldinho Gaúcho foi a decepção ao ser derrotado por 3 a 1 pelo Raja Casablanca, do Marrocos.

Ler mais
Karim JAAFAR / AFP
MOHAMMED DABBOUS/REUTERS

5 motivos explicam a queda do Palmeiras

Nervosismo, desgaste, falta de criatividade, chutões e um adversário decisivo. Esses foram os motivos elencados para a derrota do Palmeiras para o Tigres na semifinal do Mundial de Clubes. Ao perder por 1 a 0, com gol do francês Gignac em cobrança de pênalti, o time brasileiro perdeu a chance de ir à decisão e tentar seu primeiro título do torneio sob a chancela da Fifa. Confira o que causou a derrota alviverde!

Ler mais

Palavras dos colunistas

O que falam do Palmeiras na semifinal

Reprodução/ESPN

Palmeiras mostra que é campeão da América sem ter repertório

O campeão da Libertadores é um time de ligação direta, cruzamentos, bola na área até em arremesso lateral. Jogo rústico, sem muitos recursos, alternativas, nada de especial.

Ler mais
Arquivo Pessoal

Time do Palmeiras não esteve à altura do momento histórico

Era difícil ganhar do Bayern. Mas o triste da história é nem mesmo jogar com o Bayern. O Palmeiras não se deu a chance da zebra. E não esteve à altura da obsessão de seu torcedor.

Ler mais
Flávio Florido/UOL

Palmeiras é punido por não jogar de igual para igual contra o Tigres

Em 2019, o Flamengo foi ironizado porque tinha se orgulhado de jogar uma partida igual diante do Liverpool. Pois o Palmeiras não conseguiu fazer uma partida equilibrada diante do Tigres.

Ler mais

O pênalti é um detalhe

Nós não vamos ganhar sempre, mas vamos lutar sempre até o fim. Foi o que fizemos aqui. Infelizmente a bola não quis entrar, e o jogo foi definido pelo detalhe de um pênalti. Nós não jogamos sozinhos: vocês viram a qualidade do nosso adversário. Tivemos oportunidade com o Luiz Adriano , mas não fomos tão eficazes quanto costumamos ser. O que fez a diferença foi de fato o pênalti.

Ler mais

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras

FIFA/FIFA via Getty Images

Destaque do Verdão: Weverton

Goleiro relata insônia antes da semifinal

Um dos melhores jogadores em campo pelo Palmeiras, o goleiro Weverton descreveu a insônia que enfrentou antes da partida contra o Tigres. Em entrevista após a derrota por 1 a 0, ele revelou as dificuldades para conseguir dormir, mas fez questão de ressaltar que "não é desculpa" pelo resultado alcançado."Para ser bem sincero para ti, ontem eu fui dormir era 9h da manhã, não dormi a noite inteira, alguns dos companheiros também. Isso não é desculpa, mas lógico a gente sabe o quanto é importante para o atleta conseguir dormir, eu não dormi bem", afirmou Weverton.

Ler mais

O Palmeiras na TV

Karim JAAFAR / AFP

Globo chega a 30 pontos e supera o SBT na Libertadores

A derrota do Palmeiras deu o recorde de audiência do futebol aos domingos na Grande São Paulo para a Globo na temporada 2020/2021. Além disso, o jogo conseguiu marcar mais Ibope na capital paulista do que a final da Libertadores da América, entre Palmeiras e Santos, exibida pelo SBT no último dia 30 de janeiro.

Ler mais
Reprodução/Sportv

Cleber Machado ignora Copa Rio durante transmissão

Narrador da estreia do Palmeiras no Mundial de Clubes, Cleber Machado deixou os internautas em polvorosa. Durante o primeiro tempo, o narrador da TV Globo comentou sobre o atual formato do torneio, hoje organizado pela Fifa, e citou a Copa Intercontinental, que aconteceu entre os anos de 1960 e 2004, como origem do torneio.

Ler mais
Reprodução/SporTV

Por que Galvão Bueno não narra jogo do Palmeiras

A partida entre Palmeiras e Tigres foi narrada por Cléber Machado, nome mais identificado com a audiência paulista. Galvão não foi escalado por causa da pandemia do novo coronavírus. Galvão Bueno está afastado das transmissões de eventos desde março do ano passado e isolado em casa por ser do grupo de risco da doença.

Ler mais

As justificativas alviverdes

A gente fez uma grande partida, contra uma grande equipe, realmente faltou o gol, porque criamos muitas situações claras e eu tive uma e acabei errando. A gente merecia, sim, a vitória, mas eles também criaram muitas situações de gol. Acho que a gente jogou muito bem, eu deveria estar mais concentrado para finalizar aquela bola. A gente trabalhou a bola melhor no segundo tempo, sai de cabeça erguida. Infelizmente, a única conclusão deles foi o pênalti, mas eles tiveram no primeiro tempo mais oportunidades e nós no segundo.

Ler mais

Luiz Adriano, centroavante do Palmeiras

É difícil, depois de uma derrota como essa, em um campeonato tão importante, mas temos de levantar a cabeça, temos muitas disputas importantes no ano. Copa Do Brasil, fim de Brasileiro. Não temos tempo para esmorecer, não fizemos uma boa partida, mas bola para frente. Vamos fazer a disputa, o campeonato mais importante, a equipe adversária foi melhor hoje. Se tem um favorito é o Bayern, mas precisam ganhar a partida deles e não estamos preocupados com quem vamos jogar, temos de fazer nosso melhor.

Ler mais

Gustavo Scarpa, Meia do Palmeiras

Opinião dos colunistas

As falhas alviverdes contra o Tigres

Uol

Tigres mata o sonho do Mundial do Palmeiras

Salvaram-se Weverton e Willian. Nem mesmo Abel Ferreira foi bem, porque, recorrer a Felipe Melo é sinal de desespero. Menos mal que ele não tenha dado um pontapé em Gignac.

Ler mais
Uol

Palmeiras só não levou mais por ter Weverton

Abusando das ligações diretas e extremamente ansioso, o Palmeiras mereceu ser derrotado pelo Tigres. Weverton é um dos poucos que merece elogios. Gabriel Menino e Zé Rafael estiveram apagados.

Ler mais
Uol

Palmeiras, de Abel, foi gatinho contra o Tigres

O Tigres jogou desde o começo. Buscou a vitória com muita vontade, contra um time muito apático. Pressionou sempre pelo lado direito alviverde, onde Marcos Rocha e Gabriel Menino jogaram muito mal.

Ler mais

A zoeira não acaba

FIFA/FIFA via Getty Images

Corinthians presta homenagem a jogador apelidado de 'tigre'

"Hoje é dia de lembrar o lendário José Adauto Xavier, atacante do Corinthians da década de 1930. Atuou em quatro partidas e marcou um único gol, no 2 a 0 contra o São Bento da capital, pelo Paulista, em setembro de 1933. Seu apelido era Tigre", escreveu o Corinthians na conta oficial do Twitter.

Ler mais
Mohamed Farag - FIFA/FIFA via Getty Images

Rivais não perdoam e zoam após derrota do Palmeiras

No ritmo natural das brincadeiras de redes sociais, o Palmeiras é a grande vítima do momento após a derrota para o Tigres na semi do Mundial. Muitos torcedores afirmaram que o clube alviverde segue sem um título mundial, já que os rivais não consideram a Copa Rio de 1951 um título desse calibre.

Ler mais
Karim JAAFAR / AFP

Jejum sul-americano de 8 anos no Mundial

Com a derrota do Palmeiras para o Tigres (MEX) por 1 a 0, o futebol sul-americano aumenta ainda mais o jejum de títulos na competição. Desde o Corinthians, campeão em 2012 ao bater o Chelsea por 1 a 0, mais nenhum time da Conmebol conseguiu o título.

Nesse período, Atlético-MG (2013), Nacional de Medellín (2016), River Plate (2018) e Palmeiras (2020) pararam na semifinal. San Lorenzo (2014), River Plate (2015), Grêmio (2017) e Flamengo (2019) acabaram com o vice-campeonato.

Ler mais

Comentários da TV

Reprodução/Instagram

Caio cita Palmeiras tenso em derrota e elogia Weverton

Comentarista do Grupo Globo, Caio Ribeiro avaliou que a tensão do Palmeiras foi um fator determinante na derrota para o Tigres. "A tranquilidade do goleiro do Tigres foi um reflexo do que foi o time todo do Tigres no jogo. Se não fosse pelo Weverton, a derrota do Palmeiras seria muito pior."

Ler mais
Reprodução/SporTV

Para Ana Thaís, derrota é retrato de futebol brasileiro frágil

Ana Thaís Matos avaliou que a derrota do Palmeiras por 1 a 0 para o Tigres, do México, na semifinal do Mundial de Clubes, retrata o momento de fragilidade do futebol brasileiro. Para a jornalista, as equipes brasileiras têm encontrado dificuldade em embates internacionais recentemente.

Ler mais
Fadi El Assaad - FIFA/FIFA via Getty Images

O craque do jogo: André-Pierre Gignac

Francês de 35 anos de idade fez o gol da vitória do Tigres sobre o Palmeiras

O centroavante André-Pierre Gignac descartou o status de lenda da equipe mexicana e elogiou o goleiro Weverton, que segundo ele evitou uma derrota mais elástica do Alviverde. "[Não sou uma lenda] É o time todo, do goleiro ao atacante. Hoje, se tivéssemos tocado um pouco melhor a bola e perdido um pouco menos as bolas fáceis... Eles vêm de uma viagem longa, acho que festejaram muito a conquista da Libertadores, mas são uma grande equipe. Foi um jogo intenso, eles têm um grande goleiro, que fez três ou quatro grandes defesas, então estamos muito felizes esta noite", disse o camisa 10.

Ler mais

Aguenta as provocações!

Reprodução/Band

Neto não perdoa após derrota do Palmeiras para o Tigres

Apresentador do Os Donos da Bola, Neto - ídolo e torcedor do Corinthians - usou suas redes sociais para provocar os palmeirenses após a derrota da equipe alviverde. Ele publicou uma foto com um pedaço de papel com a frase: 'O Palmeiras não tem Mundial'.

Ler mais
adi El Assaad - FIFA/FIFA via Getty Images

Gignac usa bordão de time arquirrival para cutucar Verdão

Após o jogo, ele usou as redes sociais para comemorar o resultado com imagens, enviar uma mensagem em português para sua 'vítima', citando um dos gritos mais famosos da torcida do Corinthians. "Vai, Tigres! Vai, Corinthians", escreveu o artilheiro do Mundial.

Ler mais
Topo