Há um ano, a relação parecia destinada a um ruidoso divórcio, sem volta. Neymar viu a torcida do Paris Saint-Germain exibir cartazes com xingamentos e o vaiar durante todo um jogo. A vitória por 1 a 0 contra o Strasbourg também foi marcada por seu gol de meia bicicleta nos minutos finais e um recado: "Deixei claro que queria sair, mas hoje sou jogador do PSG e prometo cumprir meu papel, dar tudo de mim e ser feliz dentro de campo. Não preciso que gritem meu nome e nem que estejam ali por mim. E, sim, pelo PSG", disse.
Pois a felicidade com a bola no pé foi recuperada na medida em que o craque e seu time apresentaram, com invejável consistência, exibições em alto nível que os levaram a muitas vitórias —e, melhor ainda, a mais títulos. Dá para dizer que o PSG atravessa a melhor temporada da história, tendo conquistado todas as quatro competições já disputadas (Campeonato Francês, Copa da França, Copa da Liga da França e Supercopa da França). Falta um quinto troféu, o mais desejado: a equipe venceu a Atalanta por 2 a 1 em jogo dramático nas quartas de final e vai disputar a semifinal da Liga dos Campeões no dia 18/8, contra o vencedor de Atlético de Madri x Red Bull Leipzig.
O sucesso esportivo de Neymar era a aposta do PSG ao recusar a oferta do Barcelona em julho de 2019 -- o desempenho dele contra a Atalanta é um exemplo dessa aposta. O que surpreende a cúpula do clube é a euforia agora demonstrada pelo jogador também fora de campo. Ajudou o fato de o camisa 10 jogar sua primeira temporada na capital francesa sem que sofresse uma lesão de graves consequências. Mas não só isso: ele se fechou com o elenco, enchendo o vestiário de confiança. Agora, o pedido da torcida parisiense é pela renovação de contrato até 2025.
O UOL mostra aqui os caminhos que Neymar percorreu para atingir o ponto de maior entusiasmo desde que chegou a Paris em agosto de 2017.
Levou um tempo, mas ele agora se arrisca no idioma francês. Também passou a ser visto pela mídia local como um autêntico líder. Por fim, o craque começou a expor uma admiração por cenários marcantes da cidade, como a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo. Isso pode parecer um detalhe insignificante, considerando que estamos falando de cartões postais visitados por milhares de turistas anualmente, mas, para a população local, valeu como gesto simbólicos de uma nova fase.
Um título da Liga dos Campeões teria, então, enorme repercussão por lá. Ao mesmo tempo, poderia ser a jogada perfeita para Neymar levar o prêmio de melhor do Mundo —pelo menos essa é a crença difundida em seu círculo mais próximo. A entrega do troféu Fifa The Best está confirmada para setembro. Esse é o cenário idealizado pelo jogador, enquanto Paris parece, enfim, disposta a amá-lo.