Quando Cafu subiu no púlpito em 2002, gritou que amava Regina e ergueu a taça de campeão do mundo, eles eram bebês, ou não tinham nem mesmo sido concebidos ainda. Estamos falando de toda uma geração que nunca experimentou o sentimento trazido por uma conquista do Brasil na Copa do Mundo. O título mais recente completa 20 anos hoje, 30 de junho de 2022.
Mais do que referências de uma conquista histórica — que se mostra mais valiosa a cada frustração nos mundiais desde então —, a turma com menos de 20 (ou pouco mais do que isso) cultiva o desejo de ter para si o seu momento de êxtase com a seleção brasileira.
Esse pessoal que poderá usar pela primeira em 2022 o título de eleitor pode também "estrear" em uma Copa do Mundo. Afinal, o bloco dos que jamais experimentaram o sentimento de ver o Brasil campeão mundial faz parte do DNA da atual seleção brasileira. Alguns nomes dessa geração, inclusive, ajudaram a mudar a cara do time de Tite recentemente, como Vini Jr e Antony - os dois chegarão ao Qatar, em novembro, com 22 anos.
Duas décadas depois, a Copa de 2002 virou artigo de museu. O que foi passado adiante desde a vitória na final sobre a Alemanha? Quais são as referências? Quais cenas se imortalizaram por meio de vídeos e dos relatos de quem entendia o que estava acontecendo na Coreia do Sul e no Japão? O UOL Esporte foi entender um pouco isso.