Foi por pouco que o Santos conseguiu convencer Jesualdo Ferreira a se tornar o técnico do time para a temporada 2020. O português já tinha planos para se aposentar do futebol e focar na vida pessoal, mas o desafio de estar à frente do clube de Pelé o balançou. Fã do futebol brasileiro desde sempre, chegou cheio de vontades e planos. Ele não planejava uma pandemia, mas foi ela que transformou o mestre português. Agora, ele é um pouquinho mais brasileiro.
Foi no isolamento que surgiu um telespectador assíduo de novelas. Sua mulher, Zulmira, entrega que ele acompanha com atenção a reprise de "Fina Estampa" e assistiu à "Avenida Brasil" no "Vale a Pena Ver de Novo" — ambas tarefas impensáveis quando o futebol está em andamento. E ela também revela: a admiração pelo combo feijoada + pagodinho só cresceu.
E se você acha surpreendente que o técnico rabugento que você vê no banco do Santos seja um fã de novela, feijoada e pagodinho, olhe o que Zulmira tem a dizer sobre o humor do marido: "Ele conta as histórias com humor hilariante, que é muito próprio dele. Portanto, é uma companhia ótima, toda gente ri e está bem disposta quando Jesualdo está presente".
No momento, o treinador mora na ponta da praia de Santos, sozinho - Zulmira, sua companheira há 35 anos, foi para Portugal em maio e espera autorização para voltar ao país. É normal vê-lo caminhar pela avenida perto de sua casa na companhia de Rui Águas, auxiliar técnico do Peixe — a dupla mora no mesmo condomínio.