Neymar tinha por volta de 11 anos. Morava com os pais e a irmã em uma casa de tamanho médio que tinha um campinho minúsculo no quintal, na Praia Grande, litoral paulista. Todos os dias, acordava bem cedo, para ir a Santos e iniciar a lista de compromissos que, mesmo criança, já encarava: escola, futsal, futebol. Tudo na cidade vizinha.
A saída de casa costumava ser precedida por uma ligação para o telefone fixo de Danilo Carvalho, com quem treinava futsal e futebol. "Tô saindo", gritava, e corria para o ponto de ônibus enquanto o amigo, do outro lado do litoral sul, em São Vicente, agarrava a mochila sem pressa. Exatos quarenta minutos depois — se a sorte não fosse prejudicada por questões de trânsito —, o ônibus que levava Neymar apanharia, também, Danilo.
"Quando a gente se desencontrava, eu ficava triste. Ia para o Santos sozinho. Esperava. Em algum momento, ele chegava, né? Mas legal, mesmo, era quando a gente dava a sorte de ir junto. Eu me esforçava: contava os minutos e, quando achava que o ônibus que vinha vindo era o dele, entrava. A gente jogava junto, estudava na mesma escola; virava e mexia, Neymar dormia na minha casa. Éramos grudados", relembra Danilo.
Hoje, o ex-grude do jogador trabalha no setor de reservas de um hotel em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo. À noite, ele cursa o terceiro ano da faculdade de Ciências Contábeis. O salário que ganha passa longe da mesada que o jornal espanhol "Mundo Deportivo" insinuou que a estrela do Paris Saint-Germain paga ao seus "parças": R$ 50 mil.
Foi por pouco que Danilo não virou um deles.
O mesmo (não) aconteceu com outros amigos de infância do camisa 10. Os "Quase-Parças" com quem o UOL Esporte conversou seguiram caminhos diferentes. "Fazer o que, né?", brinca Luis Ricardo, o Luisinho. "Se Neymar me chamasse para ser parça, largava tudo e ia".
As muitas horas de conversa com seis protagonistas da infância de Neymar ajudam a traçar um perfil do menino Ney quando ele era, de fato, um menino. A vida pré-fama também permite compreender quem é hoje o principal jogador da seleção brasileira.