Capricorniana, corintiana, maranhense e estrela: nesta terça-feira (4), Rayssa Leal completa 14 anos. O número parece ser a conclusão de um período que fez a skatista entender o peso do fim da infância. No ano passado, ela se tornou a mais jovem medalhista olímpica do Brasil e a sétima mais jovem da história dos Jogos no mundo; conquistou, ainda, uma legião de fãs —não apenas pelo talento inquestionável, mas pela irreverência e diversão de que o esporte tanto precisa.
Rayssa ficou conhecida como "Fadinha do skate" depois que um vídeo em que aparece fantasiada de Sininho [personagem de Peter Pan] realizando um heel flip viralizou. O apelido, entretanto, já não faz mais parte de quem Rayssa é: aos 14, a adolescente que adora videogame e Homem Aranha não quer mais ser a "Fadinha". Ela quer ser Rayssa. Apenas.
Sua medalha de prata nas Olimpíadas valeu ouro, e vai continuar valendo por muito tempo, uma vez que a menina está vivendo um processo de plena evolução como skatista, garota propaganda e adolescente.
Do interior do Maranhão para outdoors na Time Square, em Nova York, capas de revista de produtos de luxo e tapete da fama na Alemanha, Rayssa é um sinônimo de sucesso com muita resiliência, determinação e evolução, e prova a cada dia que pode ir muito além.