Mané Garrincha foi um dos maiores jogadores do futebol brasileiro. Mas o que faz dele um gênio? O UOL convidou Ruy Castro, autor de "Estrela Solitária - Um Brasileiro Chamado Garrincha", para falar sobre a história do bicampeão mundial, marcada por mitos e verdades que moldaram a imagem que você deve conhecer.
Faz parte do mito o relacionamento midiático de Garrincha com Elza Soares, que morreu no último 20 de janeiro, exatamente 39 anos depois da morte do "Anjo de Pernas Tortas". Ao contrário do que pensavam na época, a cantora lutou com unhas e dentes contra os problemas que Mané tinha com o álcool, mas não conseguiu evitar o pior — muito porque o próprio jogador não fez tanto esforço para deixar o álcool de lado.
E não para por aí: foi criado o mito que Garrincha era um homem ingênuo, burro e até imaturo. Não era bem assim. Ruy Castro conta que o folclore foi criado por um jornalista que acompanhava o jogador nos anos 60. Essas e outras fábulas sobre o craque foram desvendadas na edição de hoje de UOL Entrevista -Esporte, que você pode assistir e ler agora.