Eu até queria ter uma receita para passar pra você, sabe? Quer ser jogador de futebol? Tá aqui, só seguir isso e o sucesso é garantido. Mas isso não existe. Não tem uma receita para ser jogador.
Não adianta ser só bom de bola. Não adianta apenas ter um bom comportamento. Não adianta só ser bom na escola. São muitos detalhes. Inúmeros. Uma somatória grande e que, mesmo assim, ainda não é garantia. Você tem que dar certo, tem que vingar.
Mas uma coisa eu posso te falar: você tem de correr atrás do seu sonho. Muita coisa vai acontecer no seu caminho e você vai precisar de uma cabeça boa pra superar tudo. No meu caso, a família é minha base. Foi ao lado deles que eu superei as dificuldades que apareceram antes desse dia em que eu disse: "Vinguei". E também quando elas apareceram e ameaçaram minha carreira como jogador.
Essa história de receita é curiosa, mesmo. O maior susto que eu tomei desde me tornei profissional é o grande exemplo disso. Sem receita para sair. Em 2016, exames apontaram um problema de coração. Quando há um problema, geralmente existe um remédio, um tratamento, mas não era o caso.
Felizmente, o segredo era esperar. Não foi nada grave, mas fiquei quase dois meses longe dos gramados realizando um acompanhamento periódico. Nos exames que realizei depois desse tempo, aquilo havia sumido.
Receita para ser jogador de futebol não existe, bem como não há manual para lidar com os problemas que aparecem ao longo da sua trajetória — quem imaginaria o susto que levei? Mas uma coisa eu posso garantir pra vocês: quando você chegar lá e olhar para trás, vai ter a certeza de que tudo valeu a pena.