Muito barulho, pneus esfarelando, fumaça e carros em alta velocidade se locomovendo de lado e tomando os melhores ângulos nas curvas. As cenas fazem parte do terceiro filme da bilionária série "Velozes e Furiosos" - iniciada em 2001 e que chegará à nona edição neste ano. "Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio" (do original The Fast and Furious: Tokyo Drift) ficou marcado por apresentar ao mundo um esporte criado nos anos 70 no Japão, o Drift, modalidade em crescimento no Brasil.
Tendo Sean Boswell (Lucas Black) como personagem central, em vez dos protagonistas usuais Dominic Toretto (Vin Diesel) e Brian O'Conner (Paul Walker), o filme é uma ode ao drift. Para elevar o nível de realidade das cenas, a produção contou com pilotos profissionais de drift. Tanner Foust foi um dos dublês e o japonês Keiichi Tsuchiya, conhecido como o rei do drift, prestou consultoria, avaliando a performance dos pilotos, e acabou fazendo uma ponta em uma cena.
No Brasil, o filme foi um marco para o drift e o sucesso da série fez com que pilotos e público passassem a tomar gosto pela modalidade. Com uma tradição em automobilismo e a paixão por carros no país, não demorou a surgir um grande número de adeptos e assim se fez necessária a organização mais profissional de competições.
E foi então que surgiu o Super Drift Brasil, maior competição de drift da América Latina. Criada em 2015, a competição foi homologada como Campeonato Brasileiro oficial da modalidade já no ano seguinte pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O circuito corre o país levando milhares de pessoas às arquibancadas de autódromos. Neste ano, a competição já esteve em Santa Luzia (MG) com a primeira etapa no fim de março, além de Piracicaba, no interior paulista.
E amanhã (14) será a vez do Paraná conferir os melhores pilotos de drift do país desafiando a pista do Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, onde acontece a terceira etapa de um total de cinco programadas para o ano.
O UOL transmitirá pela primeira vez o Super Drift Brasil ao vivo com as disputas da etapa paranaense. A competição tem início às 14h.