UOL Esporte Jogos Olímpicos Rio 2016
 
Alexandre Durão/UOL

Além de Paes e Cabral, Havelange, Nuzman e Jacques Rogge também compareceram

29/12/2010 - 11h57

Eduardo Paes e Sérgio Cabral lançam Vila Olímpica sob elogios do COI

Bernardo Feital
No Rio de Janeiro

Os políticos diretamente ligados aos Jogos Olímpicos de 2016 estão aproveitando a presença do Comitê Olímpico Internacional (COI) na capital fluminense. Nesta quarta-feira, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e Sérgio Cabral, governador do Estado, lançaram a pedra fundamental da Vila Olímpica, em evento marcado por vários elogios da entidade-mor do esporte mundial.

“Estou feliz e orgulhoso, pois a preparação para as Olimpíadas de 2016 está indo muito bem. A Vila Olímpica é o coração do espírito olímpico. É um local sagrado onde os atletas vivem em harmonia, independentemente de religião, cultura e ideologia política. Tenho certeza que será um fantástico empreendimento”, disse Jacques Rogge, presidente do COI.

Os políticos estão acumulando eventos para capitalizarem a passagem do COI pelo Rio de Janeiro. Os dados da Vila Olímpica são grandiosos. São 2880 apartamentos, divididos em 48 prédios, que ficarão em uma área de 400 mil m². Outros 600 mil m² comporão a Vila Olímpica, com equipamentos de apoio aos atletas.

Durante a cerimônia, que ainda contou com a presença de João Havelange, os políticos mais uma vez se gabaram de iniciarem a Vila Olímpica em tempo recorde. Todos os anúncios e promessas são apenas prévias para o lançamento do logotipo oficial da competição, que acontecerá no dia 31 de dezembro, durante o evento da virada de ano em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Em 2011, Paes e Cabral devem aproveitar ainda mais os Jogos Olímpicos. O governador do Rio de Janeiro prometeu levar emissários do COI a algumas das comunidades cariocas pacificadas recentemente. Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, deve ser visitada pela comitiva ainda neste ano, enquanto o Complexo do Alemão pode virar destino dos cartolas no ano que vem. 

Após o lançamento da pedra fundamental, a comitiva do COI e a cúpula política brasileira foram até Arena da Barra da Tijuca, local onde será construído o Centro Olímpico de Treinamento (COT)/Parque Olímpico. Ali, eles assinaram um convênio entre a Prefeitura do Rio e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), além de abrirem o concurso internacional de arquitetura e urbanismo do Parque Olímpico, que escolherá o grupo que elaborará o projeto.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host