UOL Esporte Jogos Olímpicos Rio 2016
 
Alexandre Durão/UOL

Jacques Rogge durante a vistoria às obras do metrô; presidente do COI caiu na gafieira

30/12/2010 - 12h33

Depois de gafieira com prefeito, Rogge classifica vistoria como um "sucesso"

Marlos Bittencourt
No Rio de Janeiro

Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), veio ao Brasil para vistoriar as obras do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016, mas também teve seus momentos de lazer. Eduardo Paes, prefeito da capital fluminense, revelou que o cartola passou a noite de quarta-feira em uma gafieira.

A balada de Rogge teve a companhia do próprio prefeito, e aconteceu no Rio Scenarium, casa de samba na Lapa. Em tom bem-humorado, Eduardo Paes também revelou as impressões do presidente do COI após as vistorias feitas na sede das Olimpíadas de 2016.

“O Jacques Rogge teve uma impressão muito boa. Ele se mostrou encantado e otimista, e considerou tudo um sucesso”, disse Eduardo Paes.

Nesta quinta-feira, a jornada foi tripla. A dupla esteve acompanhada o tempo todo de Carlos Arthur Nuzman (presidente do COB), Márcia Lins (secretária estadual de Esporte, Turismo e Lazer), Luiz Fernando Pezão (vice-governador do Rio de Janeiro) e outras autoridades.

No início da manhã, a comitiva foi até as escavações de BRT (corredor de ônibus) da Grota Funda, na zona oeste. A obra, que começou em julho de 2010 e custará R$ 800 milhões, vai ligar a Barra da Tijuca até Campo Grande, terá 56km de corredor expresso, que reduz o tempo do trajeto pela metade.

Só que os dirigentes não conseguiram ver isso de perto. Por conta das chuvas, a vistoria local foi cancelada, e Rogge e companhia só viram os trabalhos do alto, em um sobrevoo de helicóptero.

Mais tarde, todos foram às obras da linha 4 do metrô, que vai ligar a Barra da Tijuca à Zona Sul do Rio e custará R$ 5 bilhões. A primeira fase da obra já foi iniciada, mas o prazo para o término só será divulgado em abril de 2011.

Os trabalhos foram encerrados em uma quase visita à comunidade Pavão-Pavãozinho, uma das que foram pacificadas pelas Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP’s). O passeio foi anunciado pelo governador Sérgio Cabral como uma oportunidade de o COI conhecer de perto o trabalho feito em diversos locais do Rio.

Na prática, porém, Jacques Rogge não chegou tão perto do povo. Os dirigentes ficaram apenas no prédio da estação General Osório de metrô, próxima a Pavão-Pavãozinho. Todos foram recebidos por crianças e músicos do grupo Afroreggae. 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host