Logo oficial Copa 2014 vazou para a internet um mês antes do anúncio e desagradou o público
Poucas horas antes do início de 2011, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 vai revelar seu logotipo oficial a uma plateia de populares e políticos. A marca será novidade para quase todos os espectadores. Seguindo regras do Comitê Olímpico Internacional (COI), os organizadores cercam a marca oficial do evento de cuidado para evitar um vexame semelhante ao da Copa do Mundo de 2014.
A cerimônia que exibiu a logomarca da competição de futebol também pretendia ser surpreendente. Um mês antes do lançamento na África do Sul, porém, a imagem de mãos entrelaçadas que formavam a taça da Copa já circulava pela internet.
O evento, no fim, só serviu para potencializar as críticas feitas ao desenho, que foi uma criação da agência Africa. A questão é tratada como fundamental pelo COI, que se gaba de nunca ter deixado vazar um logotipo oficial.
A preparação para a cerimônia de 2016 não é diferente das anteriores, mas não deixa de ser curiosa em comparação àquela conduzida pela Fifa. O COI não divulga sequer os nomes dos jurados que escolheram o desenho entre as oito opções finalistas.
A ideia da entidade é evitar que esses jurados fiquem expostos à mídia e acabem vazando o logotipo. Os nomes dos responsáveis pela escolha serão anunciados minutos antes da exibição do longa em um telão na praia de Copacabana.
Segundo a assessoria do Comitê Organizador, nem mesmo políticos como Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, e Eduardo Paes, prefeito da cidade, tiveram acesso à marca. Da mesma forma, os funcionários do Comitê também não conhecem o desenho.
O COI ainda veta a divulgação de qualquer tipo de informação a respeito da maneira como o logotipo é guardado. O sigilo a respeito do sistema de segurança também é visto como essencial para que o vazamento não aconteça. As precauções incluem proibições de fotos, vídeos ou qualquer tipo de registro da marca.
O lançamento da marca dos Jogos Olímpicos de 2016 acontecerá por volta das 22h, na praia de Copacabana. Durante uma pausa no show da cantora Daniela Mercury, que faz parte da festa de fim de ano da capital fluminense, políticos e autoridades em geral subirão ao palco para assistirem à projeção do logo em quatro telões, um de led e três infláveis.
Depois da exibição, os convidados ainda participarão de uma festa vip no Copacabana Palace.
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