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J. P. Engelbrech/AFP

Logomarca dos Jogos Olímpicos é lançada no Réveillon de Copacabana

02/01/2011 - 09h00

Rio-2016 espera lucrar R$ 3 bilhões com a exploração da logomarca

Cirilo Junior
Folhapress
No Rio De Janeiro

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 calcula arrecadar cerca de R$ 3 bilhões com o licenciamento de produtos com a logomarca da Olimpíada do Rio. O símbolo foi lançado na noite do último dia de 2010, na praia de Copacabana, na zona sul da cidade.
 

AVÓ DE DESENHISTA FOI A
1ª A SABER DA ESCOLHA

A avó do desenhista gráfico Fred Gelli, 44, foi a primeira a saber, em setembro, que a logomarca criada pelo neto fora escolhida para os Jogos Olímpicos. O mentor do símbolo que vai representar a Rio-2016 montou uma operação de guerra para despistar os pouco mais de cem funcionários de sua agência, a Tátil, fundada há 20 anos no Rio.

Gelli ficou sabendo do resultado da licitação no dia 2 de setembro. Guardou segredo até a semana passada, quando finalmente revelou que a marca, feita em processo coletivo, fora escolhida. Com sua equipe, Gelli criou 50 logomarcas até o modelo final. A agência se dividiu entre duas das opções, e ele tomou a decisão.

"Não podia contar para ninguém, mas corri para ligar para a minha avó. Tivemos que criar uma área trancada na empresa, à qual poucas pessoas tinham acesso, dizendo que era um outro projeto’’, declarou Gelli. A marca escolhida foi enviada ao COI no dia 8 de outubro e aprovada pouco mais de um mês depois.

A logomarca foi concebida pela agência carioca Tátil, que venceu outras sete finalistas. Ao todo, 139 concorrentes se candidataram ao processo de seleção, iniciado em março do ano passado. Nos próximos seis meses, começam a ser definidos produtos e estratégias de utilização da marca, escolhida por unanimidade por uma comissão de 12 membros.

Pela previsão do dossiê de candidatura da Rio-2016, o evento teria custo total de R$ 28,6 bilhões, valor que sofrerá alterações. O comitê organizador tem orçamento de cerca de R$ 4,7 bilhões.

A logomarca havia sido aprovada no dia 1º de setembro e vinha passando pelo crivo do Comitê Olímpico Internacional e pelo registro de propriedade intelectual em diferentes países. O presidente do COI, Jacques Rogge, declarou que a logomarca escolhida tem estética "inovadora e criativa". Classificou o desenho como leve, que dá espaço à imaginação, com a visualização do sol, da praia e da montanha, que compõem o cenário carioca, segundo o executivo.

"Convivo com escolhas de marcas há 20 anos. Amei todas. Mas cada uma tem que ser vista dentro do contexto da época. Essa é uma das melhores esculturas do mundo", elogiou o dirigente.

Rogge, que passou a semana no Rio, disse que a visita serviu para assegurá-lo do compromisso das autoridades brasileiras com as obras para a competição. O belga afirmou que já estava informado sobre o progresso das obras e se mostrou confiante na conclusão delas no tempo previsto.

"O melhor de estar aqui é lidar com as pessoas, ver o apoio que existe das autoridades. O governo federal está dando respaldo. E verifiquei a qualidade do povo."

O presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, garantiu que as obras estão dentro do cronograma. O prefeito Eduardo Paes afirmou que a Olimpíada vai fazer o Rio passar por uma "grande transformação". A ex-atleta marroquina Nawal El Moutawakel, chefe da comissão de inspeção do COI, disse confiar na organização e não quis citar qual deve ser a prioridade do Rio. "Há uma extensa lista do que tem que ser feito, desde aeroportos a obras de infraestrutura de esportes."

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