Rio de Janeiro deve ganhar 18,5 mil quartos de hotel até a Olimpíada, diz Prefeitura

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Rafael Andrade/Folhapress

    Hotel Glória (foto) deve ser reaberto para a Copa do Mundo e funcionará na Rio-2016

    Hotel Glória (foto) deve ser reaberto para a Copa do Mundo e funcionará na Rio-2016

O Rio de Janeiro deve ganhar 18.574 novos quartos de hotel até a Olimpíada de 2016. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira pela EOM (Empresa Olímpica Municipal), com base no número de empreendimentos em construção, licenciamento, análise ou estudo na cidade.

De acordo com o balanço, o Rio tem hoje 89 projetos de novos hotéis em construção, licenciamento ou análise. Todos eles já foram apresentados à SMU (Secretaria Municipal de Urbanismo). Juntos, terão 15.079 mil quartos, os quais devem estar prontos para os Jogos Olímpicos.

Além desses empreendimentos, outros 16 projetos de hotéis ainda estão em consulta de viabilidade. Caso sejam levados adiante, até a Olimpíada, mais 3.495 novos quartos estariam disponíveis.

Juntando os projetos mais adiantados com os que estão em estudo de viabilidade, o Rio tem 105 projetos de novos hotéis. Juntos, eles têm 18.574 quartos.

Só para a construção de hotéis, devem ser investidos no Rio até a Olimpíada R$ 2,8 bilhões. Os empreendimentos devem gerar 11,14 mil empregos diretos e 34 mil empregos indiretos.

Hoje, o Rio tem 20.430 quartos distribuídos em 201 hotéis. O total de acomodações, porém, chega a 32.425 se considerados os apart-hotéis, motéis, pousadas e albergues.

Para receber a Olimpíada, a cidade firmou o compromissos com o COI (Comitê Olímpico Internacional) de ter pelo menos 40 mil quartos disponíveis para acomodação. Esses quartos podem estar em hotéis com entre 3 e 5 estrelas ou em navios ancorados na cidade.

A EOM espera que até 2016, o Rio tenha 44,5 mil quartos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos